05  08
2013
Burocracia

Notícias do apê: desabafo e atraso na entrega das chaves

Tenho recebido muitas perguntas sobre como está a situação do meu apartamento e quando será a entrega das chaves. Quando comprei o apartamento em 2010, não pensei muito no tempo que eu teria que esperar até que ele ficasse pronto. Apenas fechei o negócio naquela empolgação de ter visto o modelo decorado e de saber que eu iria receber algo totalmente novinho, que ninguém nunca usou, quase como quando compramos um carro zero!
Mal sabia eu o que me esperava a seguir, tantas descobertas sobre a parte burocrática que eu nem fazia ideia, sem contar o atraso na obra. :(
Hoje resolvi escrever este post como forma de desabafar com vocês, pois sei que muitos que acompanham o Comprando meu APê, estão passando ou já passaram pela mesma situação.
A primeira previsão da construtora era março de 2013, mas quando chegou o tão esperado mês, avisaram que tiveram problemas de mão de obra e chuvas e que atrasariam a entrega. Quando foi em maio, chamaram para fazer a primeira vistoria que mostrei aqui no blog.
Novamente a minha ansiedade voltou à tona e disseram que a previsão de emissão do Habite-se da Prefeitura seria no final de julho. Eis que já estamos em agosto e agora disseram que a previsão dele ficou para este mês.
Porém para receber as chaves do apartamento, não basta ter o Habite-se, tem que sair a matrícula individual de cada apartamento e a averbação, que nada mais é do que o registro do imóvel em cartório e tudo isso leva em torno de uns dois meses.
Depois que toda a documentação do cartório estiver pronta e paga (essa é a pior parte! rs $$$),
deve-se fazer a quitação da dívida do apartamento de quem ainda não tenha quitado, seja com recursos próprios, FTGS ou financiamento bancário. Então já fica um alerta para quem irá financiar, pois ainda tem a espera pela liberação da grana do banco! ;)
Geralmente os bancos privados liberam mais rápido, mas os demais são bem burocráticos e podem levar de 2 a 6 meses para liberarem, e isso significa que neste período você está devendo para a construtora, já que a parte deles já foi cumprida e eles só precisam que você quite o imóvel para te entregar as chaves. Portanto você estará não só devendo como pagando multa todos os meses pra eles!
Mas não podemos esquecer de um detalhe importante: assim que liberam o Habite-se, matrícula individual e ocorre a averbação, é feita a instalação do condomínio através de uma assembléia, ou seja, já começará a ser cobrado o condomínio mesmo que as chaves não tenham sido entregues por conta do financiamento não ter saído, afinal a construtora já terá cumprido toda a parte dela e você não!
Pelas minhas contas, o prazo mínimo que eu vejo para eu ter as chaves em mãos é de novembro para frente e isso me deixou muito chateada e muito brava por aqui. Fico pensando nas famílias que contavam com aquele imóvel na data estipulada, ou com os casais que marcaram data de casamento, enfim inúmeras pessoas sendo lesadas de alguma forma. Por sorte ainda não marquei data para casar, mas mesmo assim não aguento mais esperar tanto tempo por algo que eu sempre paguei direitinho!
O fato é que tenho visto muitos compradores que estão desanimando e colocando seus apartamentos à venda por conta de todos estes transtornos e por saberem que mesmo depois de pegarem as chaves ainda vem os problemas com rateios de itens de segurança, gerador, lazer etc. Eu mesma já pensei em fazer isso e comprar um usado, pronto e sem estes problemas iniciais de um condomínio novo. Mas além de ser difícil vender pois tem vários à venda já, a burocracia também é grande e estou em um dilema aqui! :
Então eu faço uma pergunta: alguém chegou a entrar com ação contra alguma construtora? Vocês conseguiram reaver o caso em quanto tempo? Ou o melhor jeito é aguardar mesmo?
A carência de 180 dias de atraso prevista no meu contrato acaba no último dia de setembro. Após isso, a construtora deverá pagar multa a cada futuro morador. Mas na prática isso realmente acontece?
Acredito que os comentários deste post ajudarão não só a mim, mas a muitos leitores do blog. Então ficaremos muito felizes se puderem compartilhar as experiências de vocês!

Obrigada por tudo, pessoal!
E torçam por mim! ;)

Para ajudar ainda mais a esclarecer sobre finanças pessoaisinvestimentos e compra de imóveis, criei uma comunidade que se chama #RumoAoMeuApê. Lá eu envio conteúdos exclusivos diretamente no seu e-mail, totalmente focados em te ajudar na conquista dos seus maiores sonhos. Para fazer parte basta se cadastrar clicando aqui!

Quem quiser acompanhar o blog nas redes sociais é só seguir: Twitter ❤ Fanpage ❤ Instagram ❤ Youtube

132 comentários
Deixe um comentário pra mim!
  1. 05.agosto.2013

    Bruna, nunca passei por isso, pois nunca comprei apartamento, só casa!!!
    Mas posso te ajudar com uma resposta….Sim…eles pagam multa pra cada morador, se o prazo de contrato for ultrapassado.
    Falo isso pois um amigo, que passou por essa situação, recebeu uma boa grana da construtora, grana essa que o ajudou a decorar.
    Sei que não é dinheiro que vc (e as outras pessoas querem) e sim, que o contrato seja cumprido e o sonho realizado!!!!

    Um beijo e BOA SORTE
    Andressa
    http://pimentasdocepimentas.blogspot.com.br/

    • 05.agosto.2013

      Oi Andressa, humm menos mal, tomara que seja assim pelo menos, mas prefiro receber as chaves logo rs
      Agora é torcer!
      Bjs e obrigada viu!

    • 05.agosto.2013

      Vai dar tudo certo! Torcendo por vc!!!!
      Beijinhos!!!

  2. Patricia V. Mart
    05.agosto.2013

    Bom, eu passei por isso… comprei o meu em 2008 e o atrasaram 8 meses do prazo da entrega, só que no contrato esses 180 dias de atraso siginificavam 180 dias UTEIS … Dê uma olhada no seu… Mas quando o apto é entregue, os condôminos recebem uma “indenização” referente ao atraso da entrega. Sei como é essa sensação e é completamente DESANIMADOR, mas não desista não… e nem fica alimentando essas notícias ruins … Tudo ocorre no seu devido tempo…

  3. 05.agosto.2013

    Eu tenho um colega onde trabalho que passou por isso (era pra ficar pronto de abril de 2012 mas ele só conseguiu se mudar mês passado e detalhe ele casou em maio/2012)…
    Sobre a multa a construtora informou que seria debitado do saldo devedor e realmente foi, mas ainda assim por conta de todo o atraso (e no caso dele por danos morais em relação ao casamento) ele colocou na justiça pouco antes de pegar as chaves (no meio de julho) o advogado pediu varias coisas (o valor ficou maior que o saldo devedor) mas a esperança dele eh receber uns 20% do montante pedido. Mas quanto ao tempo ninguém sabe ainda como sera (mas não o impediu de entrar com o financiamento e pegar as chaves).

    Enfim, boa sorte.

    • 05.agosto.2013

      Obrigada Waleska!
      É raro alguém receber dentro do prazo né, tão dificil isso, infelizmente virou algo normal já ¬¬
      Mas bem fez seu colega de ter processado!
      Bjs

  4. 05.agosto.2013

    Bru, fico agoniada com seus posts sobre atrasos e etc, estou longe ainda de adquirir alguma coisa (sou nova), mas não tenho nem vontade de comprar um apê na planta ou o que seja! Haha
    Muita trabalheira.
    Prefiro um usado, mas em ótimo estado, ou construir algo próprio, dá trabalho, eu sei, mas pelo menos é por sua causa e não culpa dos outros.
    Boa sorte com tudo! Beijos

    • 05.agosto.2013

      Bem faz você Brenda!
      Queria ter tido este conhecido antes de ter comprado hahahah
      Bjs e obrigada!

  5. 05.agosto.2013

    puxa, que chato Bruna… o meu já está atrasado em 8 meses… entrei com ação, mas o advogado comentou que demora muito pra sair o resultado, então nem estou contando com esse dinheiro no momento… e sobre multa? Não estava previsto em contrato, ou seja, a construtora/incorporadora não está me pagando absolutamente nada, muito pelo contrário… está corrigindo o saldo devedor todo mês… triste isso…
    Beijinhos…

    • 05.agosto.2013

      Nooooossa Fran! :O
      Passadaaaa com isso!
      Tomara que vc consiga arrancar cada centavo deles, que covardia que eles fazem com os clientes ein!
      Bjs

  6. 05.agosto.2013

    Olá Bruna, estou na mesma situação que você acabei de passar um e-mai pra construtora comunicando a minha indignação com o atraso do meu apê, que seria entregue neste mês, pela informação que tenho extra oficial é que vâo entregar em março de 2014, vou ter muitos problemas com esse atraso, um deles é a situação escolar do meu filho pois onde moro hoje é muito distante de onde vou morar futuramente, não o que fazer creio que só esperar e pedir a Deus que nos ajude. [email protected]

    • 05.agosto.2013

      Poxa Marilucia, realmente é dificil né! Mas o jeito é torcer e se acharmos que estamos sendo lesados de alguma forma por eles, processar e esperar!
      Bjs e boa sorte tbm!

  7. 05.agosto.2013

    Aqui em PE tem uma lei estadual que garante desconto nas taxas de cartório para o seu primeiro imóvel financiado. Verifique no seu estado como funciona. Afinal, qualquer economia é sempre bem vinda. Bos sorte!

    • 05.agosto.2013

      Aqui tbm tem, já teve até post aqui no blog falando sobre isso. Vou usufruir com certeza desta economia sim! Obrigada por avisar tb!
      Bjs

  8. 05.agosto.2013

    Oi Bruna,
    no meu caso, marquei a data do casamento com intuito de morar de aluguel pois já tinha perdido as esperanças de comprar um apê e quando consegui, as coisas do casamento já estavam adiantadas de mais para adiar, porque eu comprei de uma outra pessoa e não da própria construtora. Amigos meus já tinham comprado um outro na planta e me avisaram que eu poderia contar um ano depois do prazo que a construtora dá, porque eles usam até o último dia de carência, ou seja, acredito que vc vai ter que aguardar até o último dia de setembro mesmo. (Depois vc pode processá-los).
    Aqui a obra terminou no último dia certinho e eu morei 4 meses de aluguel enquanto esperava a carência e 5 meses com a minha mãe depois de casada, para poder guardar o dinheiro das documentações que são bem salgadas. Fiz todo o procedimento de entrada no financiamento e todos os trâmites de banco e cartório sozinha sem assessoria, porque fiz questão de financiar pela caixa que na minha cabeça tinha juros bem menores e no final das contas deu na mesma, de ter financiado pelo itaú (banco que financiou a obra)pq é um banco bem mais fácil de lidar. #ficaadica

    Mas pra resumir a novela, foram 6 meses que a construtora usou até o habite-se e mais 2 meses para sair o financiamento e pegar as chaves, ou seja paguei 2 meses de juros para a construtora.
    Sem contar com o tempo de colocar piso, que no meu caso levou uma eternidade pois peguei as chaves já no final do ano e nesse período ninguém tem data para colocação porque é um período em que todo mundo resolve fazer reformas e trocar móveis.
    Mudei com o piso e nada mais porque não aguentava mais as minhas coisas amontoadas na casa dos meus pais, enfim, abri mão inclusive do gesso e fiquei 2 meses sem fogão porque meu fogão era de imbutir e a brastemp não instalava sem os armários.

    Bom, no final das contas, esse é o preço de optar por algo novo. Moro aqui há 1 ano e meio e parece que nem sofri tanto. É como parir um filho, quando começar a desfrutar, vai se esquecer o quanto doeu rsrs

    Acho que vale a pena, não é a mesma sensação de morar em um apê usado, posso afirmar porque o que eu aluguei era usado e nem se compara.

    Calma que daqui a pouco tudo se resolve, põe na cabeça que vc só estará na nova casa ano que vêm e o tempo que adiantar é lucro…

    bjos e força aí rs

    • 05.agosto.2013

      Patty, ameiiiii demais o seus depoimento aqui!
      Me ajudou muito a me manter mais calma heheheh, obrigada mesmo viu!
      “É como parir um filho” foi ótima hahahahah adorei!
      Bjs

    • 07.agosto.2013

      Nossa Patty, vc foi uma luz pra mi,, pois estou em trabalho de parto ha 1 ano e meio! Siiim, 18 meses entre atraso na obra e burrocracia para financiamento e tudo mais! Espero mesmo que quando pegar as chaves eu nem lembre mais do estresse que estou passando. Mas hoje em dia nao tenho nem vontade de entrar no apê, queria vender e esquecer tudo que estou passando! Beijos
      Talita

    • 20.setembro.2013

      Meninas tambem comprei na planta e estou tendo dificuldade de financiar com a caixa …levaram 2 meses para avisar que não aceitaram minha delcaração de IR …que teria que fazer um decore e que meu processo teria que começar tudo novo….olha que stress agora vendo o post da patty eu tenho conta no itau a mais de 12 anos sera que não seria mais facil financiar pelo itau mas ainda assim tenho q espera o habite-se …o financiamento que estou pela caixa financia sem habite-se pelo minha casa minha vida , mas ja to me arrependendo de não ter escolhido uma coisa pronta….é complicado ….

  9. 05.agosto.2013

    Oi Bruna,

    comprei meu apê na planta em 2007 e a previsão de entrega era 2009…. marquei meu casamento para abril de 2010… no resumo da ópera… peguei as chaves 1 mês antes de casar… sai em lua-de-mel com os pintores dentro do meu apto.. voltei e ainda morei com a minha mãe uns 20 dias…
    com relação à construtora… ela usou todos os 180 dias de carência… então tenha paciência… no final vale a pena… eu adoro o meu apê!

    bjos e parabéns pelo blog!!

    Paula

    • 05.agosto.2013

      Oi Paula!
      Pelo jeito vou ter que esperar mesmo, mas obrigada por compartilhar sua história comigo e me fazer mais calma heheheh
      Bjãoooo

  10. Anonymous
    05.agosto.2013

    Oi Bruna. Que coisa chata :(. Mas nem sempre as coisas são como planejamos, sobretudo se dependemos de terceiros para concretizar algo. Sobre as ações contra construtoras, felizmente, não passei por essa desagradável situação, mas minha “experiência” no assunto é referente às inúmeras reclamações que chegam até mim, por conta do meu trabalho. Sou Relações Públicas de uma emissora de Rádio muito ouvida aqui em Minas/BH e são muitas as queixas direcionadas a nós em forma de denúncia. E o que tenho visto/ouvido (rsrsrs) é que o percentual de reclamações sobre o descumprimento do prazo de entrega dos imóveis é grande e a solução é mesmo entrar com uma ação contra as mesmas, mas não é fácil, elas (as construtoras) entram com vários e vários recursos e vão protelando a ação até acabarem com a paciência do futuro morador. O que tenho a te dizer é para não desistir, já chegou até aqui, não é fácil, eu imagino, mas esperar receber de volta o valor da multa por conta desse atraso por parte da construtora acho improvável, tente negociar, esperar e seguir em frente. A recompensa será grande, vc verá seu sonho, literalmente, se concretizar! Boa sorte e sucesso sempre ;) Oi Bruna. Que coisa chata :(. Mas nem sempre as coisas são como planejamos, sobretudo se dependemos de terceiros para concretizar algo. Sobre as ações contra construtoras, felizmente, não passei por essa desagradável situação, mas minha “experiência” no assunto é referente às inúmeras reclamações que chegam até mim, por conta do meu trabalho. Sou Relações Públicas de uma emissora de Rádio muito ouvida aqui em Minas/BH e são muitas as queixas direcionadas a nós em forma de denúncia. E o que tenho visto/ouvido (rsrsrs) é que o percentual de reclamações sobre o descumprimento do prazo de entrega dos imóveis é grande e a solução é mesmo entrar com uma ação contra as mesmas, mas não é fácil, elas (as construtoras) entram com vários e vários recursos e vão protelando a ação até acabarem com a paciência do futuro morador. O que tenho a te dizer é para não desistir, já chegou até aqui, não é fácil, eu imagino, mas esperar receber de volta o valor da multa por conta desse atraso por parte da construtora acho improvável, tente negociar, esperar e seguir em frente. A recompensa será grande, vc verá seu sonho, literalmente, se concretizar! Boa sorte e sucesso sempre ;)Oi Bruna. Que coisa chata :(. Mas nem sempre as coisas são como planejamos, sobretudo se dependemos de terceiros para concretizar algo. Sobre as ações contra construtoras, felizmente, não passei por essa desagradável situação, mas minha “experiência” no assunto é referente às inúmeras reclamações que chegam até mim, por conta do meu trabalho. Sou Relações Públicas de uma emissora de Rádio muito ouvida aqui em Minas/BH e são muitas as queixas direcionadas a nós em forma de denúncia. E o que tenho visto/ouvido (rsrsrs) é que o percentual de reclamações sobre o descumprimento do prazo de entrega dos imóveis é grande e a solução é mesmo entrar com uma ação contra as mesmas, mas não é fácil, elas (as construtoras) entram com vários e vários recursos e vão protelando a ação até acabarem com a paciência do futuro morador. O que tenho a te dizer é para não desistir, já chegou até aqui, não é fácil, eu imagino, mas esperar receber de volta o valor da multa por conta desse atraso por parte da construtora acho improvável, tente negociar, esperar e seguir em frente. A recompensa será grande, vc verá seu sonho, literalmente, se concretizar! Boa sorte e sucesso sempre ;)Luciani – Belo Horizonte/MG

  11. 05.agosto.2013

    Oi Bru, nossa fico triste por vc, acabei de comprar o meu, e eu ficaria muito triste se isso acontecer… (pode ser que aconteça kk) vou ficar aqui vendo o que o pessoal diz a respeito da venda pois se for melhor eu venderei o meu tb… não vou esperar mas que o combinado.

    beijooo

  12. Anonymous
    05.agosto.2013

    Ah Bruna, imagino a decepção!

    Mas junte forças pra lutar e continuar, vale o esforço!

    Também desanimei várias vezes, comprei a maior briga com a construtora porque meu financiamento demorou pra sair, mas pelo menos não paguei nenhuma multa.

    No meu caso, a entrega estava prevista pra dez/2012, mas a obra atrasou, meu apê ficou entre os últimos a ser entregues, financiamento, papelada, etc. Resultado: só peguei as chaves no final de maio.

    Sobre uma ação contra a construtora, só vale a pena se ela ultrapassar aqueles 180 dias do contrato. Se estiver dentro desse prazo, os juízes entendem que ela está no período de carência e que nada é devido aos compradores (absurdo, mas é a realidade!).

    A respeito da multa, as construtoras geralmente pagam, mas você já viu o valor no contrato? É ridículo! Nesse caso, você pode ajuizar uma ação e pedir a indenização com base no valor que você receberia se o seu apê estivesse alugado. Além disso, quem teve despesa com aluguel, ou algum prejuízo por causa do atraso (por exemplo, se teve que adiar a festa de casamento), também deve pedir esses valores no processo.

    Espero muito mesmo que seu apê fique pronto logo, e se tiver problemas, que você consiga dar a volta por cima!

    Grande beijo,

    Daniela

    • 05.agosto.2013

      Oi Dani, obrigada mesmo pelas dicas viu!
      Tbm espero muito q ele fique pronto logo!
      Um beijo e obrigada novamente!

  13. 05.agosto.2013

    Olá Bruna,
    Não passei por isso e não sei se vou passar, pois comprei meu apartamento em 2010 e a previsão de entrega é no mês que vem, já fiz a vistoria e participei de uma reunião com a construtora e o banco que financia a obra, mas ainda não foi entregue, então não sei se passarei pelo mesmo problema que você.
    Mas uma amiga comprou um apartamento que atrasou 1 ano, os 6 meses que eles tem “direito” e mais 6 meses. Eles não pagaram a multa e disseram que se ela quisesse receber, realmente teria que entrar na justiça, como ela resolveu vender o apartamento e não queria dor de cabeça, deixou pra lá, mas meu marido é advogado e ele disse que se você entrar na justiça é praticamente causa ganha, além das multas, poderá receber danos morais também.

    Eu acho que mesmo que tenha dor de cabeça e a justiça brasileira é uma demora que só… não podemos deixar essas construtoras ficar com um dinheiro que é de direito daquele que cumpriu com suas obrigações.
    É um absurdo a construtora atrasar a obra, prejudicando quem comprou e assim que ela entrega, querer cobrar multas por demora num processo de aprovação de rende e etc, que não depende de você.

    • 05.agosto.2013

      Concordo com vc Drica!
      Tbm acho que devemos exigir nossos direitos já que a nossa parte nós fazemos direitinho, não é mesmo?
      Um beijo e obrigada viuuuu, me ajudou muito!

  14. 05.agosto.2013

    Bruna. Aqui no meu condominio aconteceu isso, alguns entraram com ação e ganharam em primeira instancia. Mas o resultado desta causa ganha só saiu 2 anos depois da instalação do condominio. E ainda terão os recursos. Eu nao entrei pois não tive prejuizo algum com a demora, deu tudo certinho o ultimo dia de prazo dos meus moveis deu exatamente no dia que peguei a minha chave. Mas teve gente que estava morando de favor, pagando aluguel de deposito de moveis etc. Se este é seu caso eu entraria sim, mas lembre-se: Demooooora! Eu preferi deixar pra lá, cmo disse nao tive prejuizos. Bjaum e boa sorte

    • 05.agosto.2013

      Obrigada Sessa!
      ótimas dicas, se atrasar além do previsto em contrato, terei que ir atrás mesmo!
      Bjs

  15. 05.agosto.2013

    Ah! O que vc consegue de fato é que eles arquem com todas as custas de cotas condominiais. Senão tem as chaves quem paga são eles. Isso é rapido pois ate o condominio entra com ação contra a construtora cobrando. Todo condominio acontece isso, não adianta, pode ser qq construtora viu. Muitas vezes nem é por conta da construtora mas pela burocracia da prefeitura e demais orgãos. Bjaum

  16. 05.agosto.2013

    oiii…. não sei se vc já sabe disso, tbm não vou saber lhe explicar direito mas foi o que aconteceu com o meu cunhado na compra do seu 1º apartamento tbm financiado pelo MCMV, nos registros do cartório na compra do seu 1º imóvel vc tem descontos de 50% na papelada, e o que acontece quando a construtora faz isso para vc eles embolsam esse valor para eles, caso vc não esteja informada e não pede a eles esse desconto.

    • 05.agosto.2013

      O meu não é pelo MCMV, mas sei que tenho este desconto sim, já até fiz post no blog há um tempo atrás! rs mas obrigada por me avisar!!!
      Bjãoooo

  17. 05.agosto.2013

    Fico revoltada com essas coisas. Essa semana quase fechei um negócio, quase comprei um apartamento na planta, mas viemos pra casa e pensamos melhor, ainda bem, senão teria sido enganada e teria entrado em uma furada. Não sei como funciona, mas acredito que se está em contrato, eles têm obrigação de pagar a multa. Não sei se tem algum fator externo que influencie, ou se algo que eles possam alegar.. :/ Enfim, desejo sorte pra você! E eu continuo na busca do meu imóvel perfeito. :)

    • 05.agosto.2013

      Se quer comprar um novinho em folha, já esteja preparada heheheh, caso contrário eu ficaria com um semi-novo com condomínio e tudo já instalados hehehe
      Bjs

    • 06.agosto.2013

      Pelo visto seria a melhor opção. O problema é que são muuuuuuuito mais caros. :/

  18. Anonymous
    05.agosto.2013

    Oi Bruna:)

    Então no meu caso comprei o apartamento na planta em agosto/2012 com previsão de entrega para março/2014. A construção está adiantada e a previsão de entrega é para Janeiro/2014, quanto ao financiamento pelo banco, no meu caso, ja está tudo certinho a construtora ja encaminhou para aprovação na Caixa, ja assinei o contrato do financiamento e não precisarei me preocupar com mais nada quanto ao financiamento do imóvel junto ao banco. A unica coisa que faltará será a averbação junto ao cartório. Seria muito bom se as construtoras fizessem assim né, organizasse todo esse processo de financiamento junto ao banco antes da obra ficar pronta, ou seja, antes do prazo de entrega do imóvel. Grande beijo espero ter ajudado!:)

    • 05.agosto.2013

      Tbm acho que eles deveriam ajudar mais ao invés de jogar nas nossas costas essa responsabilidade e ainda atrasos e mais atrasos… haja paciência!
      Bjs e obrigada viu!

  19. 05.agosto.2013

    Poxa Bru, que chato! Sempre tive medo de comprar apartamento na planta por conta dessas dores de cabeça, pois já tinha ouvido falar que sempre atrasavam a entrega. São raras as exceções!
    A amiga de uma amiga minha está passando pelo mesmo problema. Prometeram a entrega das chaves para Março/2013 e ela junto com o então noivo, marcaram o casamento para Abril/2013. Conclusão: eles estão morando na casa dos pais dela, por que até o momento o apartamento não foi entregue. Acredito sim que vale a pena entrarem com uma ação, já que a construtora prometeu uma data e ela não foi cumprida.

    Para evitar essas coisas, já fui em busca de um apto pronto, usado, e isso já tem me custado muitas dores de cabeça com relação ao banco, agora imagina tudo isso aliado???? Complicado!!!!

    Mas consulte um advogado, acho que vale a pena!!!

    Beijos e muito boa sorte!!!

    • 05.agosto.2013

      Oi Bru! Obrigada viu… o jeito agora é torcer muito pra sair pelo menos no prazo dos 180 dias!
      Bjs

  20. 05.agosto.2013

    Nossa Bruna que chato!
    Estamos pensando em comprar um apê na planta, fico lendo seus postes e o tanto de problemas que podemos ter, realmente quando somos apresentados ao o imóvel com o decorado e as formas de pagamento parece tudo tão simples, daqui 2 anos seu imóvel esta pronto, lindo maravilhoso você pode entrar em morar.
    Não é bem assim que funciona! o seu blog esta me ajudando muito.
    Também gostaria de saber de mais histórias, sobre caso de atraso e se realmente podemos processar a construtora, compartilhem as histórias!!

    Franciele
    [email protected]

    • 05.agosto.2013

      Oi Fran!
      Se vc tem pressa pra morar, recomendo um semi-novo ou usado. Mas o apartamento na planta tbm tem lá suas vantagens como vc decorar como quer, desde o piso e tudo, mas hj eu compraria um usado pra não ter tanta dor de cabeça sabe! rs
      Bjs

    • 06.agosto.2013

      Então Bruna, agora não estamos com pressa, mas acredito que daqui dois anos e meio estaremos sim, e ficar se preocupando com esse monte de coisas talvez não seja tão legal: /
      Mas vamos começa a pensar em outras alternativas quem sabe, afinal de contas é um investimento muito alto!!!
      Obrigada pelas dicas, bjs

  21. 05.agosto.2013

    Oi bruna,também sofri muito na entrega das chaves a construtora (JC Gontijo), era pra entregar em novembro de 2012, mas eles vão protelando, protelando, e recebi as chaves só esta semana, não desanime, eu sei que a gente fica ansiosa, chateada, chora, e ainda mais no meu caso, que vim morar nesses ultimos 2 meses na casa da minha sogra, aí que a ansiedade aumenta, mas eu confiei em Deus e pedi de todo coração para ele tirar todo empecilho, e Ele assim fez, agora estou nos preparativos pra mudar, e se vc for vender pra comprar outro, vai ser mais transtorno ainda, não faria isso. Eu creio que eles não passarão dos 180 dias, se isso acontecer junte moradores e entre na justiça, minha mãe é advogada e já pesquisou sobre esses processos, pois já estava pensando em colocar na justiça tbm, mas ela disse que o juíz é mais favorável quando a ação é conjunta, porém só pode ser solicitada após esses 180 dias. Bem, te desejo toda boa sorte do mundo! E não esqueça, fé em Deus! Abraços, da sua leitora Maria, de BSB!

    • 05.agosto.2013

      Obrigada Maria Lacerda!
      Me ajudou demais!
      Vou ter paciência, mas se ultrapassar o período vou atrás disso sim, pois não é justo com quem paga tudo certinho!
      Bjss e obrigada!

  22. 05.agosto.2013

    Oi Bruna, descobri seu blog mês passado e já o li inteirinho.. Adorei!!! Sobre o post de hoje estou passando quase pelo mesmo problema… Quinta passada meu apartamento completou 10 meses de atraso na entrega, por sorte, o vô do meu noivo é amigo do dono da construtura e conseguimos fazer as reformas no ape mesmo antes da entrega das chaves. Mesmo começando a reforma antes da entrega ainda não conseguimos terminar, pelo simples fato do prédio ter ficado tão mal acabado que estamos tendo que refazer coisas que já deveriam vir prontas. A correria pra entregar as chaves antes do tempo da multa foi tanta que saiu tudo de qualquer jeito, você pode acrescentar mais este a lista de problemas com ape novo!!! O habite-se saiu no meio de julho, pagamos o apartamento à vista, mas ainda não pegamos a chave oficialmente. Desculpa o texto enorme, só precisava desabafar também… Continue postando muitas coisinhas sobre decoração, móveis e eletrodomésticos que é o que eu mais estou procurando neste momento!! Adorei seu blog, beijoooss!!

    • 05.agosto.2013

      Oi Letícia!
      Obrigada pela força viu!
      Vou ter mais paciência, mas se não entregaram no prazo vou atrás dos meus direitos!
      Um beijoooo

  23. Anonymous
    05.agosto.2013

    Bruna, isso acontece muito pelo o que a gente vê na mídia!
    No meu caso, a entrega era para ocorrer em setembro de 2013, porém houve um atraso de 1 mês por causa das fortes chuvas….
    Outra situação é que a matricula e a averbação do meu apartamento já ocorreu, alguns dias após ficar pronta a documentação na Caixa Econômica, fomos até o Registro de Imóveis e já temos a nossa matricula (detalhe para o $$$$ que tivemos que desembolsar com toda a papelada)!

    Espero que de tudo certo!

    Beijos,

    Bruna Libardi

    • 05.agosto.2013

      Ai que bom que o seu já deu tudo certo Bruna… espero que o meu saia logo tbm!
      Um beijo e obrigada!

  24. Winnie
    05.agosto.2013

    Bruna, na verdade, nenhum dia de atraso deve ser tolerado.
    No meu contrato eles dão 180 dias (úteis) de atraso.
    Depois que li o contrato saí pesquisando sobre esses temas e vi que podemos entrar com processo contra a construtora se eles atrasarem a entrega, pois eles teriam que justificar quando foi a ‘calamidade pública’ que atrasou a obra deles. (embora nós saibamos que esse processo iria se arrastar por meses, se todos fizessem isso, seria uma forma de eles resolverem esses problemas sem prejudicar os compradores…
    Só te desejo boa sorte.
    Não desanima não!
    Beijo!

  25. 05.agosto.2013

    Oi Bruna,

    Comigo aconteceu assim: fora os 180 dias de carência a obra atrasou mais 1 ano…primeira previsão de entrega Fev/10…mais 180 dias…Ago/10, entrega efetiva em Set/11.

    No meu caso, o apto já estava financiado pela Caixa desde Jun/09, e por força do contrato, as parcelas devidas a Caixa durante a obra foram quitadas pela construtora.

    Recebi o apto assim que saiu o Habite-se, porém a individualização das matrículas só ocorreu quase um ano depois…e todo esse tempo eu morei sem pagar a parcela da Caixa.

    Uns dias antes de receber as chaves houve a assembleia de implantação e já passamos a pagar o condomínio.

    Sobre a multa, a construtora fez um acordo, onde ela nos isentava de um pagto que estava previsto nas “letras miúdas” do contrato em troca da multa que ela nos devia pelo atraso e fez constar que também não entraríamos com nenhum processo judicial…Eu assinei…achei que foi melhor…sei de algumas pessoas que mesmo assinando esse contrato entraram com processo e me parece que até o momento não houve resposta.
    Pra mim, no final das contas o atraso foi benéfico, pois como não pagávamos nada de prestação foi possível fazer várias coisas no apê!!!
    Boa sorte!!! E nem vou falar pra vc controlar a ansiedade pois eu bem sei o quanto isso é difícil…rs rs
    Beijos

    • 05.agosto.2013

      Oi Mi!
      Nossa o seu atrasou demais menina!
      Mas no fim ainda bemq ue deu tudo certo, ufa!
      Obrigada viu!
      Bjs

  26. renata
    05.agosto.2013

    O meu atrasou 2 anos e recebi a multa, mas acho q o valor não está correto e entrei com processo contra a construtora por danos morais e materiais. E os juízes estão dando causa ganha aos compradores.

    • 05.agosto.2013

      Ai que bom que pelo menos a causa é ganha, pq depois de 2 anos de atraso seria demais não ganhar a causa tb né Renata! Ai quanto stress ein!
      Bjsss

  27. Anonymous
    05.agosto.2013

    Oi Bruna!!! É isso mesmo, ou quase…afff. Eu peguei meu apê esse ano e comigo foi assim: eles deram esse prazo de 06 meses e entregaram, isto é, conseguiram o habite-se no último dia e a partir daí realmente eles instalam o condomínio e passam a cobrá-lo de você. Mas esteja atenta, pois na prática a obrigação continua a ser deles, posto que é a construtora quem titulariza o imóvel e não você! Mas nas prática às vezes é preciso recorrer à justiça! E, após o habite-se, começa a correr o seu prazo para pagar a parte que falta com o financiamento bancário. Porém, saiba que o banco só finaliza o processo e entrega o dinheiro após a individualização da matrícula ( o que em alguns Registro de Imóveis demora mais de 30 dias). Ahhh, além do condomínio, após o habite-se, eles também passam a cobrar 1% pela tabela Price sobre o saldo devedor. E isso pesa no orçamento hein!!!! Portanto, eles dirão que “estão com as obrigações em dia” e você é quem está mora, e, se o seu financiamento não for liberado no prazo eles te cobram uma multa (aqui no meu prédio sei de casos de pessoas que pagaram mais de 40 mil reais de multa). Assim, aconselho que mesmo que não tenha saído o habite-se, nem a individualização da matrícula você e todos os que estão na iminência de “pegar” o apê, vão até o banco e adiantem toda a documentação necessária. Não deixem para depois do habite-se…pode não dar tempo. Eu mesma só fui ao banco depois do habite-se e minha proposta ficou em análise por mais de 45 dias….e eu tive que cancelá-la e apresentar uma nova…escapei da multa por muito pouco. Peguei o dinheiro aos 45 do segundo tempo! Enfim, deixem tudo certo no banco!!!! Ops, também é preciso verificar se o está hipotecado a um outro banco (chamado de interveniente quitante) que deve intervir no financiamento obrigatoriamente e pode atrasar a liberação do dinheiro. No meu caso para evitar mais esse transtorno eu fiz com o mesmo banco que financiou a obra, o que facilitou um pouco…
    Bru, quanto ao condomínio também é verdade que se a construtora não entregar o gerador, câmeras, itens do “enxoval” do condomínio, todos esses itens serão comprados e instalados e, assim, nos primeiros meses o seu condomínio aumentará uns bons reais ( no meu caso uns 40% a mais).
    Quanto a entrar com ação contra a construtora é algo demorado, posso dizer isso com certeza! Se vc curtiu o apartamento, aproveita e depois parte pra outra…
    Bem…mas depois que as coisas se ajeitam a gente vê que vale a pena “batalhar” pelo nosso cantinho. E porque depois que a gente muda vê que precisa disso, daquilo e por aí vai!!!
    PS: mais dúvidas me diz como entrar em contato com você, pois prefiro não postar o email aqui!!
    Bjssss
    Flávia Kriguer (to no face!)

    • 05.agosto.2013

      Flávia, obrigadíssima pelas dicas valiosas ein!
      Farei isso e já vou repassar essa info para amigas que compraram apês no mesmo empreendimento!
      Obrigada mesmo viu! Beijão

    • 20.setembro.2013

      Ola meninas a caixa levou 2 meses para dizer que não tinha aceitado mei Imposto de renda ..que queriam um decore…minha proposta tbem teve que voltar a estaca zero…..isso que estou fazendo pod correspondente bancario…se tiver outro problema vou tentar financiar em outro banco pq no fundo a caixa come nos juros de obra tbem no minha casa minha vida…..é bem complicado…

  28. 05.agosto.2013

    Oi, Bruna! Como ficou o pagamento do apê com o atraso? Você continua pagando as parcelas? Já pagou as chaves?
    Beijos

    • 05.agosto.2013

      Já paguei tudo que a construtora pedia até as chaves pois a parcela final era em março, e no contrato não vinha escrito chaves e sim parcela única com data de vencimento. Espertinhos eles né?!
      Mas a dívida restante continua sendo reajustada todo mês pelo INCC.
      Bjs

  29. 05.agosto.2013

    Olá, Bruna, tudo bem? Puxa, essa situação é mesmo chata, para todo mundo que passa por isso, pois é uma ansiedade tão grande ter um canto “nosso”, que a gente está pagando com o suor do nosso trabalho… Mas não desanima não, nem demora tanto tempo assim, a gente que fica ansioso mesmo.
    Pelo que eu conheço de algumas pessoas que passaram pela mesmo situação, as construtoras “muito espertas” acabam usando os tais 6 meses do contrato, então não deixam passar, pois se a pessoa entrar na justiça vai ganhar com certeza. Não conheço ninguém que tenha passado tanto desse prazo e entrado na justiça.
    Essas taxa e multas que vc falou existem mesmo e realmente devemos estar preparados para tal. Tem que ter um din din extra, pois tem coisa que o financiamento não cobre. Me lembro que o meu na época deve ter dado quase 10 mil de “coisas menores”, cartório, essas coisas, o meu ITBI foi o mais caro. Mas qualquer idinha no cartório é caro mesmo, né?
    Dizem que a CEF é muito boa e que tem juros mais baixos, mas ela é muito lerda kkkkk. Fiz com o itaú (que já era correntista e era o banco da construtora) e foi ótimo, saiu tudo muito rápido, muito rápido mesmo. E nós fomos resolver tudo com um corretor da construtora (sem cobrança de taxa adicional) que nos acompanhou apenas direcionando o que tinha que fazer com os documentos. Gostei do itaú tb pois a avaliação deles do imóvel foi maior e no meu caso o financiamento se daria pelo valor avaliado. Ou seja, corria o risco de eu ter ainda que dar alguma entrada. Mas entrou no financiamento direto. De repente a gente deu um pouco de sorte. Mas pensa que no final tudo vai dar CERTO! Agora falta menos que antes.
    Nossa escrevi um testamento kkkkkkkkkkkkkk
    bjs

    • 05.agosto.2013

      Oi Rê!
      Obrigada pelo apoio viu! ;)
      É pelo jeito é bem comum mesmo todas enrolaram os 6 meses no mínimo, afinal convém a eles ¬¬
      Beijos e obrigada! =*

  30. 05.agosto.2013

    Oi bruna sou a Regiany tbm comprei meu apartamento na planta e realmente sei o que vc está passando, pois estou vivendo o mesmo problema a entrega era para ser em 30 e Março, ai adiaram para julho chegou julho e nada…Teve uma reunião falando que por causa das chuvas tinham atrasado as obras que a entrega das chaves será 30 de setembro mas até agora não fomos chamados para vistoria, parece que é este mês vamos ver….Fiquei sabendo que eles tem o limite de atraso de 6 meses, após os 6 meses os moradores podem entrar na justiça contra a construtora.Sei que nessa história a gente somos prejudicados que já esperamos tanto e quando temos a esperança de ser entregue logo ai vem eles com desculpas…

  31. Anonymous
    05.agosto.2013

    Nossa desanimei geral..rs. Por mais que a gente saiba que sempre haverá um atraso,acabamos esperando um milagre,ou seja, que seja entregue na data prevista (o que nunca ocorre) e infelizmente ainda temos que esperar toda a parte burocrática e é só dinheiro que vai. Pelo que pesquisei minha construtora não atrasou na entrega de outros apê’s. Mas a ansiedade mata!! Boa sorte a nós Bruna!bjo Ana Paula Gomes.

  32. Anonymous
    05.agosto.2013

    Olá Bruna. Puxa sei como você esta se sentindo, também estou passando pela mesma situação, quando comprei meu apê na planta em março/2010 não imaginava que seria tão difícil, pois na hora que estamos com o corretor, parece tudo tão fácil né. A previsão da saída do habite-se do meu apê era junho/2013, ai adiaram para agosto, bom isso eles cumpriram pois o habite-se já saiu, ai pulamos de alegria né, beleza agora só dar entrada na documentação, doce ilusão rs, disseram que temos que esperar a averbação que esta prevista para setembro, para depois, aguardarmos a liberação do financiamento, com isso só vamos pegar as tão desejadas chaves lá para final de outubro, bom jamais imaginei que seria tão complicado ter algo ao qual estamos pagando caro e muito caro, é desanimador, bom pelo menos não marquei o casamento como tinha planejado, quando imaginava que em junho já estaria com as chaves do meu apê. Mas temos que ter força e muitaaaa paciência, pois no fim valerá muito apena, pois não tem nada melhor do que termos algo nosso, e saber que foi conquistado com muita força, determinação e paciência.E eu penso da seguinte forma, já esperei dois anos e meio pq não esperar mais três meses né rs.. Obrigada por nos dar esse blog maravilhoso que esta ajudando muitas pessoas que estão passando por esse momento. Beijos. Lane.

    • 05.agosto.2013

      Oi Lane, estamos vivendo o mesmo momento então!
      Obrigada pelo apoio viu e boa sorte pra gente! :)
      Bjão

  33. 05.agosto.2013

    Oi Bruna, acho que já te contei sobre um casal de amigos que mudou a data do casamento 3 vezes e quando casaram nada das chaves. Eles se casaram em novembro de 2011, já estavam cansados de adiar e receberam a promessa de que estaria tudo pronto na data e nada! A promessa foi mudada para fev de 2012, junho, outubro, até que saiu. Com toda essa burocracia que você contou acima, eles se mudaram em março deste ano. Aff, até o bb nasceu e só bem depois foi ocupar um quartinho só dele.
    Também sei da triste notícia de muitas pessoas que quando foram fazer o financiamento bancário não conseguiram aprovação porque a renda estava abaixo da linha mínima para aprovação e hj estão com uma mão na frente e outra atrás, porque se desfazem de vários bens na ilusão do apê na planta. Isso me desanima. Quero investir em outro imóvel, mas meus pés estão bem no chão para que não venho passar por apuros e desilusões no futuro.
    Boa sorte, bj

    • 05.agosto.2013

      Sim eu me recordo Rosi!
      Nossa tem essa da renda não bater tb, porque a dívida cresce tanto nesse atraso que quando vai ver levam um susto… é fogo né, mas obrigada pela força!
      Um beijooo

  34. 05.agosto.2013

    Nossa Bru, que chato isso!
    Espero que logo tudo se resolva.

    BLOG:
    http://bruh-correa.blogspot.com.br/

    CANAL:
    http://www.youtube.com/user/TheBruhCorrea

  35. 05.agosto.2013

    Puxa Bruna,
    Lendo os comentários, estou vendo que meu caso foi a exceção da exceção. Meu apartamento foi entregue 1 mês ANTES do prazo final, antes mesmo da carência de 6 meses. Mas a construtora foi “esperta” e entregou SEM o Habite-se. Resultado: foi instalado o condomínio, começaram as despesas e quem precisava fazer financiamento com banco ficou altamente prejudicado.
    No meu caso, fiquei noiva no início de 2009 para casar em julho/2010, comprei meu apartamento ainda em 2009 com entrega para abril/2012, ou seja, já sabia que iria passar uma temporada morando de aluguel. Por muita sorte, quando o contrato estava para vencer, já estava em processo de mudança para meu AP \o/ Mas como nem tudo são flores… Mudei com o apartamento “pelado” e até hoje estou fazendo as coisas aos poucos e comigo morando dentro =S

    • 05.agosto.2013

      Nossa mas pelo menos entregaram logo Liz rs
      Mas sei como é, condomínio é uma grana que faz falta mesmo pra quem tá montando a casa!
      Um beijo e obrigada!

  36. Oi Bruna, parece que vc esta descrevendo o que eu estou passando…meu apê tinha prazo de entrega de outubro/2012 porém a construtora alterou a data e entrou no prazo de tolerancia do contrato e transferiu para abril/2013, mas a primeira vistoria foi feita em maio, ai com os reparos todos eu assinei o fim da vistoria em julho, até ai já tinha saído o habite-se, matricula, mas acabou demorando de sair o laudo do banco para dar entrada no financiamento..enfim, a construtora pagou uma merreca de multa, pq a correção do meu saldo devedor já está mto maior! Agora nessa semana nossa documentista deu entrada no banco! Vamos aguardar não é? Mas eu fiquei muito chateada com o reajuste dos valores! tenho dúvida se a construtora pagou a multa corretamente..vc sabe me dizer que multa ela tem q pagar? Bjinhus

    • 06.agosto.2013

      A multa fica especificada no contrato Fran.. dá uma olhadinha, mas se acha que está errado, vc pode recorrer na justiça!
      Bjão e boa sorte pra gente!

  37. 05.agosto.2013

    Vou te falar, levei “sorte” na compra do “meu” apartamento. Comprei quando a construção já havia começado, mas entregaram com 1 mes (UM MES!!! pode parecer pouco mas quem já comprou um imóvel sabe como é) antes do combinado. Tudo certinho como o combinado!!! Minha grande sorte foi que meus pais que negociaram e escolheram (o apto não é meu, na verdade, só “cuidei” dele nas vistorias e na hora de assinar os papeis). Só to contando isso pra dizer que ainda há esperanças nesse mundo!!
    beijos e boa sorte (continue nos mantendo informadas do que acontece ai kkkk).

  38. 06.agosto.2013

    Bom…comprei o meu em 2010 (mesmo ano da promessa de entrega) , tinha o $ todo para pagar na época pq tinha vendido minha casa, mas por orientação da imobiliária só paguei 90% e os outros 10% eu daria somente na entrega das chaves, porém essa entrega só foi feita em dezembro de 2011 e nesse meio tempo fiquei de favor na casa da minha mãe com marido e dois filhos, eu ja tinha matriculado as crianças na escola do município q iriamos morar, e o ap não saiu na data prevista (inocência minha achar q isso ia acontecer). Resolvi não tirá-los mais da escola pra não mexer com a cabecinhas deles, afinal eles tiveram q se acostumar com tudo novo, amigos, etc, ja tinha comprado o material escolar, gasto com matricula, etc dai ter que mudar de novo não dá né?! nesse 1 ano de atraso, tive várias despesas por conta de todo esse trajeto q eu fazia diariamente (eu ia e vinha 8 vezes ao dia) ou seja, saia da cidade onde estava e ia até a outra. Quando chegou o dia da entrega das chaves, esses 10% que nós tinhamos ja não existia mais e tivemos q entrar num financiamento, resolvemos procurar um banco privado por tb achar q seria mais rápido, grande engano, pessoas q fizeram na CEF saiu bem antes q o meu. Para resumir: Marido perdeu o emprego e o financiamento desses apenas 10% começou a virar uma bola de neve e meu ap esta quase indo pra leilão. Mas creio em Deus q isso não vai acontecer.

    • 06.agosto.2013

      Nossa Maria… caramba, vou torcer aqui pra tudo se ajeitar por aí… poxa ein que confusão um atraso pode causar!
      Um beijo e boa sorte

  39. 06.agosto.2013

    Olha Bruna o prazo máximo do meu venceu dia 15 de julho. Então o que eles fizeram: começaram a chamar pra entregar as chaves os apartamentos que estavam prontos. O meu demorou quase 15 dias depois e sei de gente que ainda não recebeu. Para amenizar, a construtora vai pagar o condomínio esse mês e estão lá no condomínio para reparos.
    Um morador e advogado disse que tem mais força se entra vários moradores porém como as coisas do condomínio ainda não estão prontos e a construtora não é da cidade ele teme ela ir embora sem terminar e esperar a ação judicial. É duro!

  40. 06.agosto.2013

    Bruna fica calma! Não adianta ficar nervosa, falo isso por causa própria, rss…
    Eu comprei meu apê ano passado, em outubro, a pessoa comprou na planta e nunca morou, ou seja estava novinho.
    Era um condomínio que sempre achei lindo! Realizei meu sonho, mas nem tudo são flores, pois achei que já ia poder fazer as reformas, mas não foi bem assim, tinha a papelada pra fazer, ele não tinha feito a escritura e teve erros no cartório, meu financiamento estava aprovado na CAIXA e nada de liberar, enfim em fevereiro assinamos o contrato e pegamos as chaves! Foi maravilhoso! Me mudei em maio e ainda estou organizando as coisas.
    Mas não me arrependo de nada, vc tem todo o direito de correr atrás de seus direitos, não deixe pra lá, mas não desista de seu apê, logo vc estará mudando e nem se lembrará das pedras no caminho.
    Grande beijo e força na peruca!

  41. Anonymous
    06.agosto.2013

    Bruna, nem me fale, o meu era pra ser entregue em mai/12, peguei minhas chaves em fev/13. A multa eles pagaram pra gente depois que instalou o condominio em dez/12, ou seja pagaram multa somente do período da instalação do condominio até a entrega de chaves, o justo seria do primeiro prazo ne, ou entao dos 180 dias, que nada. Não entrei na justiça pq me desgastei tanto que nao tinha mais forças pra brigar. Alem do atraso, vc começa a ver um monte de coisas, tipo descobri varias paredes tortas, piso torto e por ai vai. Entao fica a dica, comprar na planta nunca mais. bjs e boa sorte e paciencia.
    Priscila

  42. Anonymous
    06.agosto.2013

    Oi Bruna,
    Tbm estou na espera pela entrega das chaves. Mas no meu caso não vou esperar para financiar pela caixa. Entrei com pedido de financiamento no banco que financiou a obra. Nesse caso não é preciso esperar o habite-se, pois é feito pela fração ideal do solo. Claro que tem os contras, não pode usar o FGTS agora e os juros não são iguais aos da caixa. Mas vc ganha em tempo, logo que o habite-se estiver liberado na prefeitura vc pega as chaves e pode mudar, não fica pagando juros para a construtora, e pode pedir para recalcular o contrato e usar o FGTS, tbm pode pedir portabilidade para outro banco, inclusive para a caixa.
    Acabei optando por essa forma, pois pago aluguél, e qualquer forma de agilizar a mudança ja ajuda.
    Beijos, Boa sorte!
    Priscila

    • 06.agosto.2013

      Oi Pri, essa é nova pra mim, obrigada por compartilhar aqui essa informação!
      Mas no meu caso queremos usar o FGTS então teremos que usar a outra forma mesmo.
      Bjs e obrigada

  43. 06.agosto.2013

    NOssa Bruna… faz tempo que nao comento aqui, mas fiquei mto triste com esse post.. se vc ja tá pensando em vender é pq a situação está BEM CHATA mesmo!!

    Bom, eu comprei em julho de 2012 uma sobrado desses germinados na planta com a minha mãe.. a data de previsão de entrega era em Fevereiro de 2013, mas conversando com a construtora pedi pra colocarem no meu contrato uma DATA real pois eu trabalho com engenheiro civil e sei BEM como funciona o andamento de uma obra. dai eles falaram que a data real mesmo era por volta de JULHO/2013 (as coisas mudam né).. enfim, eles são um pouco mais organizados que os seus construtores pelo menos.. pois em MAIO/13 ele já começaram a ver com a gente como faria com o saldo devedor, eu fiz financiamento com a CAIXA e na mesma época já fizemos o Registro no Cartório de Imóveis. Aqui eles preferiram fazer antes pq as vezes tem gente q nao consegue continuar com o imóvel (lá são 8 casa e teve uma pessoa que nao conseguiu mesmo segurar)
    Hojje eu ja tenho em casa a ‘escritura’ e as parcelas do financiamento começam a ser pagas em novembro; só espero o dia da Vistoria.. no Eng. falou que o prazo com a CAIXA é até Dez/13 (Olha o golpe né, a data inicial era Fev/13) para entregar mas eles nos darão a chave até o fim do Mês de agosto.
    Eu sinceramente não sei como funciona essa multa pq o meu chefe mesmo já atraso Obras e nunca pagou.
    Quando vc falou de entrar com uma ação eu já PENSEI em uma BUROCRACIA maior ainda.. huunf, que dilema né.
    Talvez o melhor a fazer seja vender mesmo Bruna.. principalmente por ainda falta tanta coisa para vc poder entrar =/

    Enfim… Beijos e Boa sorte
    Aguardo o desenrolar da História ♥

  44. 06.agosto.2013

    Bom dia,
    Sempre leio o seu blog e adoro tudo, estou “acompanhando” o seu apartemento, que loucura.
    Eu e meu marido resolvemos comprar um usado mesmo para não ter que esperar todo esse tempo e ainda passar por toda essa dor de cabeça para a entrega.
    Mais tenha fé que td vai ser resolvido.
    Estamos torcendo

  45. 06.agosto.2013

    Olá Bruna,

    Bom, verifiquei no site do TJSP e os juízes tem decido a favor do consumidor.
    Acho que vale a pena entrar com uma ação e pleitear danos morais. Li em algum lugar que para os contratos novos não há mais essa cláusula de atraso, pois foi considerada como abusiva.

    Hoje em dia existe o canal do Reclame Aqui, vc poderia deixar registrado lá sua reclamação para alertar outros consumidores. Lá eles criam um ranking das empresas.

    eu comprei um imóvel em planta tb, mas pelo que parece está tudo dentro do prazo.

    Bom, espero ter ajudado.

    • 06.agosto.2013

      O reclame aqui é ótimo, mas nem sempre resolve os problemas, sabe… mas realmente se passarem dos 180 dias acho que entrarei com uma ação!
      Bjs e obrigada!

  46. Lívia
    06.agosto.2013

    Bruna!
    Nunca comentei aqui, mas dessa vez sou obrigada! rs
    Acabei de passar por uma situação parecida…comprei um apto na planta ano passado, mas só faltava 3 meses para a entrega da obra, então eu sabia que não ia fugir muito do prazo, estava quase pronto. O prazo era final de setembro e entregaram dia 28! Como faltavam só 3 meses, o valor da entrada que pagamos era alto, e a construtora nos falou que poderíamos embutir o valor das chaves no financiamento bancário. Achamos ótimo, o problema é que a construtora demorou muuuito para entregar todos os documentos necessários para dar a entrada…já tínhamos fechado contrato dos móveis, programado instalação de gesso, de piso, e precisávamos sair do apê alugado…passou 2 meses e eles nem tinham previsão! Resultado…tivemos que correr atras de dinheiro, pegar emprestado, para pagar a chave. O stress foi muito grande, mas não me arrependo pq só em julho deste ano que a construtora entregou toda a documentação! E enquanto isso, todas as pessoas estavam pagando juros altíssimos! Imagina esperar 10 meses por documentação, com o apê prontinho? Eu teria surtado!
    Realmente é um descaso com as pessoas…
    Mas oq eu quero te dizer é que vale muito a pena passar por isso! Eu falava que jamais ia comprar outro na planta, mas hoje tenho certeza que compraria, sim! É uma delícia ter o teu cantinho, a tua rotina, cuidar de tudo, ver a casa ficando como você tanto sonhou! Cada detalhezinho é especial!
    Não desanima que daqui a pouco vem a parte boa!
    Boa sorte!
    beijo

    • 06.agosto.2013

      Oi Lívia!
      Obrigada por compartilhar sua história!
      Tbm quero essa parte boa e logo hahahahah
      Bjão

  47. Priscila
    06.agosto.2013

    Oi, Bruna! Tô amando o blog.

    Comprei o meu apê em jun/13 e a promessa era de entrega em jul/13 (já com atraso), fiz uma cessão de direitos. Só comprei assim pq o apê já estava pronto, esperando apenas a parte burocrática. Mas tive tanta dor de cabeça com a construtora tentando me enrolar que andei desanimando tb. Eu sempre disse q não compraria na planta e se quem não comprou ainda quiser um conselho, NUNCA COMPRE NA PLANTA. Não vale a pena. O barato sai caro.

    E uns conselhos pra vc: vá ao banco de sua preferência para dar entrada na sua carta. Adiante o que vc puder. Eu já aprovei o crédito na CEF e no BB rs. Só estou esperando a averbação do habite-se; Cuidado com os intermediários que as construtoras colocam para “agilizar” o processo. No meu caso, isso só atrasou. Ainda bem que percebi isso ainda durante a cessão. No momento do financiamento, vou tomar a frente; No Rio, podemos acompanhar o andamento do habite-se pelo site da prefeitura, o meu eu olhava todo dia rs.

    Bjos e relaxa! Vai valer a pena! :D

  48. 06.agosto.2013

    Bruna,

    eu tinha um apartamento para receber em 2010. Não recebi (alias, ainda não saiu nem da fundação…). Entrei na justiça. Ganhei na 1ª e 2ª instancia e ainda estou esperando o pagamento pela construtora… Se a demora passar de setembro, entre na justiça. Demora p sair, mas sai…

    Por mais q vc não tenha gastos com aluguel ou outras coisas nesse período (meu caso pois moro com meus pais), o juiz concedeu valores como se eu tivesse tido gastos com aluguel. O magistrado não leva sua situação de moradia em consideração, mas a expectativa de moradia (incluindo a expectativa de lucros com o aluguel do apartamento não entregue).

    Além desses valores, normalmente tem uma multa de danos morais devido a demora e a angustia…

    Conselho: respira fundo e procure um advogado de confiança (seu melhor amigo pelos próximos 3 anos…)

    • 06.agosto.2013

      Oi Beatriz, o jeito é respirar fundo mesmo, mas vou aguardar os 180 dias, se não entregarem vou atrás de um advogado mesmo! Bjs e obrigada!

  49. 06.agosto.2013

    Oi Bruna meu nome é Soraia e acompanho você um tempinho pois estou na mesma aventura e o meu apartamento também está atrasado na entrega afff fiz planos me casei em julho e nada de apartamento. Comprei em dezembro de 2009 e a entrega era para outubro de 2012 e carência do contrato 30 de abril de 2013. Sou advogada moro no rio de janeiro e te aconselho a procurar um advogado ai na sua cidade. Fique atenta porque se você mora de aluguel você tem direito a receber os meses do atraso mais a multa e juros… observe que isso só irá computar depois da carência não contratual mas a legal que é de 6 meses. No meu caso como acima explicitei era para ser entregue em 30 de outubro e o final da carência é 30 de abril (simples assim). Atenção também paras taxas de ligação definitivas que deverão ser arcadas pela construtora… é comum a construtora empurrar isso para os futuros moradores mas é ilegal e se caso tenha pressa em receber pague e depois entre com a ação pedindo o dobro do que pagou porque é abusivo e indevido. Ressalto que os contratos que assinamos tem característica de contrato de adesão e que provavelmente algumas cláusulas são abusivas e por isso são nulas aos olhos da lei. Fique muito atenta ao memorial descritivo ele é o mapa do seu apartamento e é o que dá mais problemas. Já que é para entrar com ação que veja tudo!!
    Espero ter ajudado. Um beijo e boa sorte para nós duas!!!

  50. Anonymous
    06.agosto.2013

    Minha opinião pra todos: Se passar do prazo, ENTREM NA JUSTIÇA! Pelo menos com nome sujo na praça ficará mais dificil dessas construtoras fecharem contratos e enganarem as pessoas… Deixa correr na justiça, o que vier é lucro.

    Eu fui no feirão da caixa neste ano e conversando com uma corretora, ela nos disse que o projeto apresentado já estava em andamento com o prazo de entrega previsto para dezembro. MENTIRA! descobrimos que o projeto somente sairia final do ano que vem e olhe lá! Não comprei. Mas consegui um outro projeto (sobrado) e já me mudei.

    No mais desejo que Deus abençoe a todos vcs que estão esperando o sonho de vcs!

    bjs Raquel Ferreira

  51. Anonymous
    06.agosto.2013

    Olá Bruna!

    Há tempos acompanho seu blog, mas nunca havia comentado.
    Estamos no mesmo dilema! É muito triste pra mim, pois comprei o AP em 2010 (ainda estava noiva) e contando com o atraso de 180 dias marcamos o casamento. Hoje vamos fazer um ano de casados e até agora NADICA de apartamento, pior é que pagamos tudo o que devíamos à construtora e nem fizemos a primeira vistoria,; não temos data certa para a entrega e não temos como vender, pois utilizamos o programa Minha Casa Minha Vida. Não recomendo a ninguém comprar AP na planta devido aos inúmeros problemas e questões burocráticas, agora estamos aguardando as medidas que nosso advogado tem a tomar… :(

  52. 06.agosto.2013

    Oi Bruna!

    Conheci o seu blog há pouco tempo, quando decidi criar um e fui pesquisar se já existia algum outro com o mesmo nome. Como os nomes são parecidos, acabei te encontrando!
    Desde então venho te acompanhando, acho muito legal o jeito que você lida com as situações, mesmo com esse problema do atraso na obra você continua transparecendo seu carisma :)

    Tenho certeza que vai dar tudo certo, agora falta pouco!

    Bjs, Bruna

  53. 06.agosto.2013

    Oi Bru,

    Como eu sempre falo aqui no seu blog,ainda estou na espera do meu que seria no final de julho,Mas agora só no final de agosto e assim vai…estou muito triste com tudo isso. e só me resta esperar essa parte burocrática que está me deixando loucaa!!! Boa sorte pra vc Bru,espero que o seu saia bem mais rápido do que essa sua programação para novembro!!!

    Fica com Deus.

  54. Anonymous
    06.agosto.2013

    Oi Bruna!

    Eu gostaria de saber, por gentileza, com qual construtora você comprou o seu apartamento..
    Eu não sei se é impressão minha, mas sinto que todas as pessoas que já compraram um apê na planta não gostam muito ou não falam o nome da construtora, e no final isso é MUITO importante, pois sabendo a forma que elas agem e divulgando na mídia, as pessoas ficam em alerta e a construtora (se quiser sobreviver) também fica esperta, pois vai perder clientes com o tanto de reclamações. E o seu blog é um canal que cresce cada vez mais, e com certeza tem construtora de olho..

    Eu acabei de comprar um pela ATUA, e ouvi bastante comentários bacanas. Pesquisei muuuito os outros empreendimentos entregues por eles e sempre teve aquele atraso básico que infelizmente já virou moda, mas nada espantoso, como 2 anos (!!!) de atraso. As únicas coisas de ruins são casos bem pontuais, as vezes até por erros e desinformação dos próprios compradores.

    De qualquer forma, estou torcendo muuuito pro seu apê sair logo e acabar essa novela :)
    Beijos!

    Raquel
    [email protected]

    • 07.agosto.2013

      Oi Raquel
      Eu não falo, por motivos de segurança além de não querer criticar para o processo não virar contra mim, afinal o blog está sendo muito acessado e visto inclusive por eles!
      Mas lá no grupo de discussão do facebook, tem um espaço onde todos estão falando das construtoras boas e ruins… dá uma olhadinha! https://www.facebook.com/groups/comprandomeuape/
      Bjs e obrigada!!!

  55. 07.agosto.2013

    Bruna, eu tinha a mesma preocupação quanto a carência de 180 dias. Porém, a clausula é bem específica que apenas em caso de “força maior” haverá o pagamento da multa da construtora para o comprador. E conversando com um amigo corretor experiente nesse assunto, soube que para a parte mais forte, no nosso caso a construtora, tudo é motivo de “força maior”, por exemplo, a falta de mão de obra e o volume de chuva, que a própria construtora já deu a você como “desculpa” para o atraso na obra. Consulte um bom advogado para te ajudar nessa questão, já que você já cumpriu com todas as suas obrigações.

  56. 07.agosto.2013

    Olá, estou passando por isso, eu e meu noivo compramos nosso ape no ano de 2010, com previsão de entrega para Outubro de 2012, porem o que era sonho se tornou dor de cabeça, pois começou a atrasar, nossa sorte foi que não marcamos casamento ainda, pois vi que tem muitas pessoas passando por situações complicadíssimas por isso, e que mora de aluguel também, isso não é nosso caso. Graças a Deus!!! :)
    Mais hoje estou num dia muito feliz pois será nossa AGI, depois de 9 meses de atraso.
    Não vejo a hora de poder mudar pro meu canto!!!!
    Agora começa a correria de fazer as mobílias, comprar eletrodomésticos, e aqui estou pegando varias dicas, pois meu ape tbm super pequeno!!!!

    Obrigada por compartilhar suas experiencias conosco.
    Beijos Camila

  57. 09.agosto.2013

    Bruna, voce poderia nós informar qual é a sua construtora? Como uma forma, amiga de nos previnir de problemas futuros.
    Grata, beijos!

  58. 14.agosto.2013

    Bruna,

    Estou pensando em comprar um ape, e achei seu blog hj e já to me acabando de ler aqui!! Hehe
    Mas oq eu queria comentar é o seguinte, sou advogada e entendo que mesmo que esteja no contrato o prazo da carência de 180 dias, este prazo não é legal. Pelo seguinte motivo, se vc atrasar um diazinho do pagamento, nãp ganha multa? Então, no direito do consumidor diz que os contratos não podem ter cláusulas que favorecem uma parte, a mais forte, no caso a construtora, e desfavorecem a mais fraca, vc! Ou seja, se vc não pode atrasar, eles tb não!! É um entendimento recente, mas aqui em SC, vi 4 casos, do mesmo prédio, q um amigo meu comprou, tb advogado, que foi entrada com ação questionando essa cláusula, e q a construtora fez acordo! As vezes vc pode falar com eles, dizendo q consultou um advogado e já te oferecem oportunidades de ressarcimento.
    Espero ter te ajudado, fico mto indignada com o q as construtoras fazem com as pessoas, q estão na ansiedade de comprar seu imóvel! Espero q de tudo certo pra vc e q eu não tenha esses problemas haha
    Pati

  59. 17.agosto.2013

    Olá Bruna, estou pensando em comprar meu apê e uma das minhas principais preocupações é em relação ao prazo de entrega. Por isso estive pesquisando na internet e descobri que essa carência de 180 dias é ilegal e que muitos juízes dão ganho de causa ao comprador, além de indenizações. Pelo que vi, essa cláusula de carência somente seria válida em caso de desastre natural e com o prazo máximo de 90 dias. Acho que vale super a pena contratar um advogado e entrar com uma ação na justiça.
    Esses foram os links que eu assessei.
    http://jus.com.br/artigos/20154/clausula-de-180-dias-das-construtoras-e-ilegal

    http://revista.zap.com.br/imoveis/saiba-o-que-fazer-se-houver-atraso-na-obra-de-seu-imovel/

    http://economia.terra.com.br/noticias/noticia.aspx?idNoticia=201305311101_TRR_82249103

    Espero que te ajude,
    Elisa.

  60. 30.agosto.2013

    Bruna, bom dia!!!

    A respeito da documentação, não sei se sabem, para quem está tendo registrado em seu nome um imóvel pela primeira vez, as taxas para a emissão da documentação tem um desconto de 50%, conforme previsto no art. 290 da Lei 6.015/1973.

    Fiquem atentos quanto a isso, pois muitas construtoras omitem issa informação. Na verdade o desconto acaba sendo “pouco” mas ajuda e muito.

    Beijos.

    Adoro seu blog!!!!!!!

  61. 02.setembro.2013

    Oi!! acompanho o seu blog, muito show!!! Olha… o que não falta é ação contra construtora… principalmente esse caso, é um dos maiores motivos… Acredito que se tivesse uma lei, que facilitaria para o comprador, financiadora, banco, sei lá o quê.. não teria tanta ação na justiça. É muito dinheiro! já basta o valor do apê e algumas “taxas”. Conheço uma amiga que até hoje está na justiça contra o representante da construtora, que não cumpriu conforme o contrato manda, cobrando dela mais multas, dinheiro, se não pagasse não teria a chave… eu gostaria de ter um apartamento para mim, mas essas burocracias, envolvendo dinheiro “matam” a gente, vc paga muito mais do que só o valor do apê… aff!

  62. 02.setembro.2013

    Obrigada pela informação sobre isso, porque sou um pouco leiga nessas coisas…
    Torço por vc!!

  63. 09.setembro.2013

    Oi Bruna,
    Passei por uma situação de desespero. Imagine que logo depois de separar comprei um apartamento na planta e aluguei outro até que o meu ficasse pronto. Eu e meu filho nos mudamos para o apartamento alugado, mas nada saiu como previsto. A construtora atrasou tudo. Só depois que contratei Dr Helio Arca que vi uma luz no fim do túnel. Só quem vive é que sabe! Indico ele demais, uma pessoa que me ouviu e que vez valer meus direitos. Dr Helio Arca Advogado especialista nesta área: 31.88798560 e escritório 31-4122.1211 site http://www.helioarca.com/

  64. 09.setembro.2013

    [email protected]
    Patricia Miranda

  65. 28.outubro.2013

    Olá.
    Comprei meu ap na planta no ano passado, desde então vinha pagando as parcelas feliz da vida, até que um dia resolvi pesquisar sobre comprar aps na planta, aí começou minha decepção.
    Quando fui comprar não tive o esclarecimento devido, nem da corretora e muito menos da construtora. Em momento algum eu soube que o valor total do ap era corrigido, até descobrir isso e ler novamente o contrato pra confirmar.
    Até agora paguei uns 23 mil pra construtora, só que o ap já aumentou 11 mil do valor total. Confesso que fiquei decepcionado.
    Mandei vários emails pra construtora – mais especificamente pra mulher responsável por enviar os boletos – mas só consegui esclarecimentos quando liguei direto pro responsável pela construtora.
    Enfim, estou pensando realmente em vender o ágio do meu ap e esperar ele ficar pronto e comprar outro.
    É muita “coisinha”, muito “nhênhênnhên” quando se compra na planta. Estou tentando não desanimar mais, porém está difícil.
    O responsável disse que em janeiro 80% das obras estarão concluídas – creio que realmente estará, pois está muito adiantado – e assim poderei financiar o meu saldo devedor no banco, sem dever qualquer valor com a construtora – tenho essa resposta em email e ligações, enquanto isso vou olhando alguns sites de decorados e lendo sobre a ansiedade de todos.
    O blog é muito bom, com certeza se eu tivesse lido antes não teria comprado o ap na planta, mas sim esperado mais um pouco e juntado mais grana. Rsrsrs.

  66. Anonymous
    31.outubro.2013

    Pessoal, bom dia!

    Eu e minha família passamos também por uma experiência desagradável. Compramos o imóvel, e dois anos depois, mesmo com atraso (dizem que é possível até 180 dias de atraso), recebemos as chaves. Como não tínhamos experiência, nos mudamos sem que fosse feita qualquer vistoria.

    Já nos primeiros meses de ocupação os problemas começaram a aparecer, o piso era mal colocado, as portas empenadas, houve um vazamento no banheiro, a água não escorria para o ralo, enfim, uma série de coisas mal feitas.

    A Construtora não resolveu amigavelmente, mesmo após quase dois meses na tentativa de tratar com a construtora, e então procuramos nossos direitos na justiça.

    Com o auxílio do Dr. Guilherme Almeida, conseguimos no meio do processo a negociação com a Construtora, que se comprometeu a sanar todos os problemas encontrados, bem como a nos indenizar face os problemas encontrados. Acabamos conseguindo resolver tudo desta forma, mas com 6 meses de dor de cabeça e muito aborrecimento.

    Fica a dica aos que se encontram na mesma situação, pois após acionarmos judicialmente, tudo se resolveu mais facilmente.

    Moro em Vitória, o escritório que me auxiliou foi o APD Advogados (www.apdadvogados.com.br), e recomendo.

    Parabéns pelo blog!

    Abs.,
    Sergio Duarte

  67. […] da semana 32:4 tendências de moda para usar na decoração da sua casa   Notícias do apê: desabafo e atraso na entrega das chaves Wishlist de Agosto Dicas para fazer uma cozinha americana Portas de correr substituem […]

  68. César Soares de Jesus
    12.julho.2016

    Depois de assinatura com a caixa económica quantos tempo que a construtora tem para entregar as chaves ? 180 dias esse prazo pode se estender mais ou não.

  69. Fernanda
    11.janeiro.2018

    Oi, Bruna! Adorei o seu blog. Comprei um apartamento na planta e gostaria de saber quanto tempo antes da data prevista para entrega do imóvel em contrato e pagamento do saldo devedor você começou a procurar o financiamento? Você fez pelo banco indicado pela construtora? Como funciona esse processo?