05  12
2012
apartamentos pequenos | Decoração | lavanderia

Planejando a lavanderia!

Oiiee galera!

No post de hoje vou mostrar algumas ideias que venho reunindo há tempos, pegando referências pela internet e nas revistas de decoração para projetar a minha lavanderia (na verdade micro-lavanderia!!!).

Eu sinceramente não entendo pq as construtoras insistem em fazer um “quadradinho” reservado para a área de serviço, sendo que é o lugar que mais precisamos de espaço pra lavar, passar, secar as roupas e guardar produtos de limpeza, vassouras, etc.

Bom, tomara que o post de hoje ajude quem também tem um mini espaço como o meu =)
Então vamos lá!

Aqui tem a planta do meu apê pra quem não conhece: clique aqui.
A lavanderia tem em torno de 1,30 x 1,60 m.

O TANQUE
Vou começar falando deste mocinho, depois da máquina de lavar, acredito que ele é uma peça super importante deste espaço!
Já vi muitas amigas blogueiras trocando o tanque branco que a construtora entregou pelo tanque de inox. Eu acho liiiiiindo de morrer, mas já ouvi dizer que ele risca muito e com o tempo vai ficando feio.

Então acho que vou preferir o modelo acetinado que também é lindo e não risca tanto.

Mas que o brilhante fica lindo, fica vai! rs

A BANCADA
Como vcs podem ver na foto acima e nas demais que irei mostrar, ela é super importante para embutir o tanque e para vc poder usá-la como mesa, já que o espaço é tão reduzido, é sempre bom ter onde apoiar objetos e produtos na hora de lavar roupa!

Mas se vc optar por bancada, tenha em mente que vc só poderá ter máquina de lavar com abertura frontal, ok?

De preferência tente usar o mesmo tom de pedra que vc usou na cozinha!

O VARAL
Mesmo que vc tenha uma lava e seca, para algumas peças é indispensável que sejam penduradas no varal. Não tem jeito!
Primeiro vc tem que ver se o seu teto é com rebaixamento de gesso. Se for, vc terá que optar pelo varal fixado na parede, pois com o peso das roupas o teto não aguentará.

Mas se o seu teto não for de gesso, vc pode fixá-lo normalmente.

Pela experiência de amigas minhas, o melhor varal é aquele que vc pode descer um por um, todas as partes são individuais. Já imaginou o varal lotado de roupas pesadas e vc quer pegar alguma peça que já secou… aí vc tem que descer todo aquele peso de uma vez só?! Nem pensarrrr! Esse varal individual foi a melhor invenção para a lavanderia que fizeram kkkkkkkkk

MÓVEL PLANEJADO
A melhor coisa é vc planejar muito bem cada espacinho da sua lavanderia. Então peça para uma marcenaria ou loja de planejados fazer o projeto ao seu gosto. Se não dá para investir nisso agora, com móveis modulados vc consegue um bom resultado também, é só pesquisar bem e medir direitinho!
Nada como esconder a bagunça que uma lavanderia tem dentro dos armários né rs
Produtos de limpeza, vassouras, rodos, panos de chão e até as roupas sujas tem seu espaço reservado!

Uma ótima forma de facilitar na hora de passar camisas sociais é pendurar em cabides logo após terem sido lavadas (ainda molhadas).
Então se sobrar espaço embaixo dos armários e acima da bancada, faça um cabideiro!

Eu não gosto muito de prateleiras ou nichos em lavanderias, mas para quem consegue manter tudo organizado em cestinhas, essas são ótimas inspirações!

TÁBUA DE PASSAR
Se vc não gosta de bagunça no quarto e prefere passar a roupa na própria lavanderia, embutir a tábua é uma ótima forma de economizar espaço. Eu quero fazer algo parecido lá no meu apê!
O bom é que terminou de usar é só guardar e fica tudo arrumadinho!

Bom, e estes são os meus planos para a lavanderia do apê. Espero que tenham gostado!
E se tiverem alguma opinião, experiência pra contar, me ajudem please! rs
Bjs
Bruna Dalcin

Fontes de imagens:
Antes e Depois do apê
Google Images
Competence Imóveis
Reformando nosso apê

>>>>>>>>>>>>>>>>

Participe do concurso Cantinho Premiado Artmimo!
Envie a foto de algum cantinho da sua casa que vc mais goste. A foto mais curtida no facebook leva uma almofada linda artmimo. CLIQUE AQUI.

Inscrições encerram-se no dia 09/12. Corram!

79 comentários
Deixe um comentário pra mim!
  1. 05.dezembro.2012

    Oi, Bruninha! Amei as imagens! Dá uma olhadinha na lavanderia da Alê do Construindo um Castelinho pra vc ver a lavanderia dela q legal tb! Ela fez uma fenda na bancada de passar as roupas q eu nunca tinha visto… Bjos!!

    • Dani eu fui lá ver… uauu linda mesmo!
      Mas a dela ainda conseguiu ser maior que a minha hahahahah
      Mas muito legal as ideias, vou deixar nas minhas inspirações!
      Bjus

    • 05.dezembro.2012

      Que bom que gostaram! Ficou feliz!!
      A minha lavanderia comparada com AP é grande tem 2,65×1,70. Eu assim como vc não entendo pq as construtoras insistem em fazer lavanderias mini!
      Bjos!

    • Parabéns Alê! Ficou demais mesmo!
      Fiquei babando na sua rsrs
      Mas vou ter que me contentar em fazer praticamente a metade da sua rsrs
      bjs

    • 05.dezembro.2012

      Viu, Bruninha!! Não é linda?! Essa mulher está em todas!! Ainda bem q ñ falo mal dela!!! Rsrs!!!
      Bjos!

    • 05.dezembro.2012

      A lavanderia da Alê ficou maravilhosa, super criativa, também nunca tinha visto aquele rasgo na pedra para passar roupas, já falei para ela que salvei as fotos pq em algum lugar do futuro copiarei a ideia rsrsrs

  2. Anonymous
    05.dezembro.2012

    Oiee Bruna!!!

    Adorei o post, pode rir da minha cara, mas eu nunca tinha visto a bancada de pedra em cima da máquina e já mandei e-mail pro LOVE com a foto…quero tb…Vai quebrar um galhão!!!

    Beijo…Novidade no apê…Estão pintando por fora…Yupiiiii!!!
    Liliane Prado

    PS.: Vc não responde todos os comentários? Apenas alguns ou está corrido??? Beijão

    • Oi Lili!
      Ai que bom que consegui te mostrar uma novidade então!!!
      Eu to tentando responder a todos sim, mas no trabalho essa semana está uma correria só!
      Se eu pudesse cuidar somente do blog, fazer posts, responder os comentários, enfim viver só disso, seria ótimo, mas infelizmente o trabalho me espera hahahahahah
      Logo mais respondo tudinho, ok?

      Bjsssss

  3. 05.dezembro.2012

    Lindas inspirações!!! Eu tô na duvida se troco o tanque ou não… se eu conseguir juntar um dinheirinho bom, aí troco a pedra da pia da cozinha por uma mais escura e já faço uma continuação para a lavanderia, com um tanque de inox… mas se o orçamento estiver curto, acho que vou acabar ficando com o de ceramica mesmo… Beijinhos..

  4. 05.dezembro.2012

    Achei um máximo seu post…
    Ideias bacanas que se eu tiver money rs vou aplicar na minha lavanderia rs
    Bjs

  5. 05.dezembro.2012

    Bruninha amei as suas idéias!!!! Acho que vou copiar algumas…rs
    Bjux

  6. 05.dezembro.2012

    Adorei a seleção de idéias, a minha terá um pouco de tudo e fui privilegiada pq a minha lavanderia vai ter, 2,10×2,70 então vou ter bastante espaço para as bagunças, hehehe…

    Bjs.

  7. 05.dezembro.2012

    Dicas bem úteis!
    Por enquanto moro em casa, mas logo vou comprar meu apê, que provavelmente terá uma minilanvaderia tbm! ashudhua

    Beijo!

  8. 05.dezembro.2012

    Oi Bruna, ainda não terminei minha lavanderia, como você viu fiz a bancada com o tanque embutido, agora falta o armário. Penso em fazer algo suspenso e com cabideiro, no modelo de algumas fotos que você colocou. Não gosto da idéia de guardar vassoura, rodo e baldes em armário. Fica escondido, e tal, mas não é nada prático pois temos que secá-los antes de guardar para não danificar o armário, e acaba virando um trabalho a mais. Fica a dica.
    Bjs

    • Oi Aline, ótima dica a sua!
      Mas mesmo assim, ainda prefiro ter o trabalhinho de secar e ter onde escondê-los rs… não gosto de nada a mostra, ainda mais que a minha fica grudada na cozinha!
      bjussss

  9. 05.dezembro.2012

    Quando eu digo que não sirvo para morar em apê, as pessoas me acham exagerada. Mas na verdade eu sou espaçosa! Nem consigo me imaginar numa área “kinder ovo” dessas, do jeito que sou estabanada ia viver derrubando, quebrando as coisas, dando topadas e com os joelhos roxos! Minha área é bem grande (gigante, comparando com as dos apês) e eu ainda acho que preciso de mais espaço. Na verdade eu preciso de organização!

    Beijos!

    • Oi Melissa!
      Eu nem quero ver como vai ser pra me acostumar rs, pq hj eu moro em casa e a lavanderia é grande. Mas já percebi que quanto maior o espaço, mais bagunça a gente faz. Lá eu terei que me organizar sempre e aprender a viver assim rs…
      bjuss

  10. 05.dezembro.2012

    Bruna, essas inspirações são lindas. A minha é bem parecida com a da Hilana, coloquei tanque de inox, granito São Gabriel, está lindo… mas vou mostrar num próximo post. Realmente eu acho que a área de serviço foi o comodo mais difícil de planejar. Por ser pequena(meu caso)precisamos aproveitar o máximo de espaço possível para que seja um local muito útil. Quanto ao varal comprei o de parede mas não esse de barra individual. Será aquele de puxar mesmo, já tenho experiência com varal desse tipo, o bom é que meus braços ficarão bem definidos, rsrsrsrs… o problema desse varal individual são os ganchos. Precisa fazer vários furos na parede e lá no apê a que ficaria ideal passa encanamento, unf… então comprei o modelo tradicional mesmo.
    O marceneiro fez um projeto legal para os armários da lavanderia. Gostei muito!
    Beijossssss

  11. 05.dezembro.2012

    Estamos re-mobiliando nosso ap e estou passada com o preço de uma cuba de inox. Que caro! =O
    Essas idéias para aproveitar espaços são sempre bem vindas. Minha área de serviço é pequena e cada espacinho conta.
    Gostei muito das dicas!
    Beijos

    http://bruh-correa.blogspot.com/

    • É cara mesmo Bru!
      Mas já vi por 200 reais uma vez… devia ter comprado pq a promoção era imperdível, mas na época faltava muito tempo pra entrega das chaves e não tinha onde deixar.
      Agora tenho que procurar novamente rs

      bjss

  12. 05.dezembro.2012

    Nossa, esse varal individual é o máximooooo, eu não conhecia!!
    Obrigada pelo post!! Maravilhoso!!!
    Bjaooooo

  13. 05.dezembro.2012

    Oi!!
    Tá tendo sorteio na Decô.
    Um vale compras de R$ 50,00
    Entre http://WWW.facebook.com/loja.deco para maiores info.
    bjobjooo

  14. 05.dezembro.2012

    Oi Bruna, a minha lavanderia será um pouquinho maior mas j´s estou achando que vai ser difícil deixar um confortável hihi, a minha tem 1,20 x 3,30 mais ou menos, mas o 1,20 que me mata, é um corredor praticamente.
    Adorei as fotos, tirei algumas inspirações.
    Beijos
    :)

  15. 05.dezembro.2012

    Oi Bruna!

    Seu post tem idéias geniais… estou começando a construção da minha casa e com certeza não vou esquecer desse cantinho e deixá-lo bem legal… Sorte que a minha vai ter um espaço razoável para essa tarefinha tão chatinha rsrsrs

    Bjos!
    Cris Andréa

    http://crisadonadacasa.blogspot.com.br/

  16. 05.dezembro.2012

    Oi Bruna, adorei as ideias, pretendo colocar em pratica o varal individual, pois já tive em outro apartamento e foi bem util viu, principalmente pq não tenho força pra subir todas as roupas naquele fixo, e ai tinha que chamar o maridão toda vez kkkkk. bjs

  17. 05.dezembro.2012

    Gostei muito das ideias para a lavanderia bru! Mas uma pergunta, sobre o comentário la no cantinho… Qual a diferença da chapa de aço para cooktop e fogão? A verdade é que se você for ver até nas imagens que coloquei de exemplo, o cooktop está muuuito mais perto da parede do que as bocas do fogão. Porque no fogão esquenta mais? Beijos!

  18. 05.dezembro.2012

    Ah, e outra, se esquentar acontece o que? Danifica alguma coisa da chapa? Beijos

  19. 05.dezembro.2012

    Bem, ela disse que esquenta se for aço mesmo, mas que é só não encostar, que nem fazemos com o fogão… Mas que se for aquele material que reveste o MDF e não esquenta é melhor que não tem riscos hahahaa beijos, :* obrigada pelas dicas

  20. 06.dezembro.2012

    Realmente essa foi a parte da casa que dei menos atenção na hora de fazer a planta hahahah hoje vejo que poderia ter cprichado meis hihihih mas fiquei com outras prioridades né rsrs mas adorei as dicas e idéias, aos poucos vou ajeitando a casa heheheheh bjinhos Gily

  21. 06.dezembro.2012

    Oi Bru! Tudo bem, querida?? Sua lavanderia vai ficar linda!!!!!!

    Olha só, estou aqui pra pedir ajuda das amigas blogueiras. Seguinte, estou com um problema muito chato com a TokStok e queria ajuda pra divulgar o post que fiz no meu blog contando tudo, será que você pode me ajudar? É uma forma também de alertar aos nossos leitores acerca de lojas que desrespeitam os consumidores.
    Desde já fico muito grata!!
    Bjs!!!
    Manoela
    Link da postagem: http://www.minhaqueridareforma.com/2012/12/serie-como-e-ter-uma-cadeira-de.html

  22. Anonymous
    05.julho.2013

    Olá Bruna!!

    Então, colocar tudo numa lavanderia pequena é impossível!!
    E sou como você, gosto de tudo escondido dentro de armários!
    Então, quebrei a cabeça para conseguir deixar tudo dentro dos armários!
    A minha tem 1,50×1,60! É um quadrado!
    Tem uma coisa que não comprei ainda, mas vi numa vizinha e achei muito bom!!
    É um sistema de varal que dá para colocar na sacada e não atrapalha nada. Ele é com uns cabos que se retraem daí você coloca o aparelho de um lado e os ganchos no outro lado e quando quer usar é só conectar!
    Dá para colocar esse aparelho embaixo da boca da churrasqueira, ou colocar uma prateleira em cima que nem aparece, é bem discreto!
    Achei bem interessante!
    Eu não coloquei varal na área de serviço, pois preferi ter os armários aéreos! Fiz um armário fino e alto para guardar o varal de chão dentro dele. Mas acho que também vou colocar esse sistema na sacada porque é bom para secar camisas, já que não tive espaço para fazer na lavanderia!

    Beijinhos!
    Marley

    • Coloque a foto desse varal quando possível, parece interessante. Não sei porque essas construtoras não dão importância a lavanderia. Fico imaginando que usar minha máquina de 7,5 Kg na capacidade máxima será raridade porque onde vou ter espaço pra colocar tanta roupa?

      • Elisa
        14.novembro.2013

        Oiii coloca sim achei super interessante esse varal na varanda..ajudaria tanto rsrs…mia lavanderia é tao pequena..que vai ter briga etre o armario e varal …rsrs será q consigo colocar os 2 ..rsrs
        Essa lavanderia da Bruna é um sonho rsrs
        bjs

    • Coloque a foto deste varal quando possível. Estou adquirindo um apartamento e uma coisa que muito me incomoda é justamente a área de serviço. Não sei porque as construtoras dão pouca importância a este item. Fico imaginando que nunca mais poderei usar minha máquina de 7,5 Kg em sua capacidade máxima porque onde irei estender tanta roupa?

  23. 05.julho.2013

    Lavanderias lindas!
    Mas tenho algumas ressalvas e dicas…

    Minha cunhada já teve uma lava e seca e ela não recomenda. Claro que para apartamentos é uma ótima pedida, porém tem alguns transtornos (não ouvi apenas dela). Quanto a tábua de passar embutida… já tive a oportunidade de utilizar uma assim e confesso que não curti, pois como ela não tem muito apoio na ponta, fica balançando, não dá firmeza.

    Quanto as outras dicas, super gostei, rs… o tanque é divino, realmente. Só tomem cuidado com a altura dele, pois se estiver muito baixo, com relação a estatura de quem mais vai usá-lo, é péssimoooooooooo…. pois as costas doem, é desconfortável (experiência própria, aqui na casa dos meus pais o tanque foi feito sob medida para minha mãe, que é bem mais baixa que eu). E também com um tanque muito alto, então quando o pedreiro estiver colocando, vale estar por perto e fazer um teste rápido.

    É isso, adorei!!!!

    Beijos

  24. 28.julho.2013

    Aqui tem um vídeo sobre como instalar varal de teto: http://www.youtube.com/watch?v=yk3S4evBtBo

  25. Oi Bruna,

    Muito interessante cada dica que você tem aqui. Descobri hoje e vou olhar tudo. Só tenho algo a reclamar referente a esta parte sobre a lavanderia. Vi muitas fotos e dicas com a máquina com abertura frontal e no caso, a minha não é, então acho que faltaram dicas nesse sentido, além de uma foto completa de uma lavanderia pequena com seus armários e a disposição dos varais. Estou muito em dúvida sobre como irei colocar tudo isso em pouco espaço. Ainda não sei a metragem da minha área de serviço porque na planta não tem e só irei lá amanhã para pré-vistoria, mas que é pequena isso eu sei…rsrs…

    • Elisa
      14.novembro.2013

      Pois é Sheila..a minha tambem é tao peuena…que nao sei se será possivel ter armarinhos e varal..será que pinga agua da roupa sobre o armario? minha maquina tambem é aberta em cima…tem alguma dica bruna?
      Lavanderia beeem pequena?
      bjs

  26. Anonymous
    12.agosto.2013

    Pois é Bruna, também preciso me queixar das construtoras viu?!
    Queremos comprar 1 apê + perto da nossa família e a maioria dos que estão sendo construídos tem área de serviço miúda d+ e sacada fechada, dae como faz pra secar a roupa?
    To lendo por ae que as máquinas lava e seca são tudo porcaria, tenho uma com abertura em cima e ta boa, não quero me desfazer. Além disso duvido que uma secadora não estrague roupas delicadas… E não dá pra secar roupa dentro de casa pq favorece a umidade e com isso mofo, manchas e cheiro ruim podem tomar conta da casa inteira. Tenho rinite então… nem a pau aceito um troço desses.
    Não tava querendo, mas vamos acabar escolhendo um usado mesmo.

    Ah e adoreeeei tbm o outro post sobre piso vinílico que não conhecia! Estava cobiçando o laminado, mas agora quero vinílico até na cozinha! hehe Tenho porcelanato na casa inteira agora e não gosto, vou deixar só pro banheiro e área de serviço.

    Bjos,
    Kaa

  27. 01.setembro.2013

    É, além de serem pequeníssimas, as vezes não são bem ventiladas! Mas suas ideias são ótimas! Adorei seu post!
    Michele
    http://obrasdesonhos.blogspot.com.br/

  28. Anonymous
    03.setembro.2013

    Boa noite a todos,
    Minha esposa e eu iremos pegar no primeiro apartamento…. um mini apartamento..rsrs.
    Somando a cozinha e a lavanderia da 3,90 metros… estamos pensando e tirarmos o tanque e ficar apenas com a maquina de lavar.
    O que voces acham?
    Obrigado.
    Junior

  29. Anonymous
    02.outubro.2013

    Olá!!! To adorando as suas dicas e estou salvando todas as que gosto e que dá para utilizar em meu ape, que só fica pronto no proximo ano. Vi seu blog essa semana e estou acompanhando ele agora todos os dias.
    Parabens,, muito bomm

  30. 18.outubro.2013

    Bem bacana, meu marido achou blog e está enlouquecido com tantas idéias Boas.
    Parabéns!
    Me

  31. Claudia
    07.novembro.2013

    Olá estou em duvida tanque ou cuba normal.., obrigada me ajudem

  32. Fernanda Caroline
    13.janeiro.2014

    Eu simplesmente estou amando as dicas.
    Lavanderia perfeitaaaaa…

    Está de parabéns pelo Blog.

  33. 09.março.2014

    Oiii!
    Realmente o tanque de inox risca muito, não vale o investimento! Lá na minha área de serviço não tem espaço para colocar uma tábua de passar, mas como a cozinha é logo na frente e a mesa de refeição é ao lado da porta, eu a utilizo como apoio, agora ela tem 2 utilidades! Dá só uma olhadinha no meu micro espaço: http://obrasdesonhos.blogspot.com.br/2013/09/tanque.html, a minha sorte é que pelo menos ela não é junto a cozinha(o que eu odeio), rsrsrs. Beijos linda!

  34. renata
    21.dezembro.2014

    Olá,
    Minha area de serviço ta sendo finalizada. Os armários estão sem os puxadores e a lavanderia é esculpida no próprio granito. Quando tiver td apartamento finalizado mando fotos fe como ficou.

  35. ROSANE
    19.setembro.2015

    Falou tudo! a lavanderia é uma das áreas mais importantes da casa

  36. Karol
    08.março.2016

    Olá!
    Adorei as dicas!
    Minha área tenha exatamente as mesmas medidas e acredito que estejam dispostas da mesma forma. Porém não entendi como pode ser feito o armário para rodo, vassoura, escada sem que atrapalhe o varal de teto.
    Poderia fazer a gentileza de disponibilizar foto da área completa?
    Mt Obrigada!

  37. Cláudia Silva
    28.julho.2016

    Amei todas as ideias. Agora tenho as opções que precisava para minha lavanderia que divide o mesmo espaço com minha cozinha. Obrigada pelas dicas.

  38. Ernani Ribeiro da Fonseca Garcia
    16.agosto.2016

    Adorei seu blog.Só assim convenci minha mulher a fazer o melhor para nós…..

    • 17.agosto.2016

      Que legal Ernani, fico feliz em ter ajudado com este post. Sejam bem-vindos ao Comprando meu Apê!
      :)

  39. Cah
    19.setembro.2016

    Legal!
    Bruna, vc poderia fazer um post com inspirações pra planejar a lavanderia que tem lavadora com tampa superior? Tá difíciol ter boas ideias

  40. Danielle
    03.outubro.2016

    Oi, Bruna!
    Quanto à bancada da área de serviço, tenho duas observações: primeiro, o tanque com acabamento fosco é mesmo o mais adequado, e há uma pastinha vendida em lojas de material de construção ótima para passar de vez em quando (usei duas vezes em um ano); a segunda, que pra mim é muito importante, trata da altura do tanque. Já que vc pretende fazer uma bancada, adeque a altura do tanque à sua própria altura, assim fica menos cansativo trabalhar neste espaço. Os tanques de louça ficam muito baixos, prejudicando nossa coluna.

  41. Filomena
    29.outubro.2016

    amei!! mas infelizmente nao consigo usar essas opçoes no meu apto….o tanque é de um lado e a máquina de outro..nao cabe uma bancada..

  42. 09.novembro.2016

    ótimas ideias, adorei!!!!!!!!!!!!!!!!!

  43. 24.janeiro.2017

    Oi, Bruna, vc chegou a colocar a tabua embutida na sua lavanderia> Estou em duvida se coloco aqui em casa. Minha lavanderia tem um tamanho médio… fico pensando se a tabua não é muito estreita e que seria melhor passar as roupas na bancada. Obrigada!

  44. Laura Brasil
    14.março.2017

    Olá, gostei da idéia do varal Indi dual. Onde posso encontrar?

  45. oi todos. Qual é a demanda deste site e que forma estão disponíveis para seus produtos. Obrigado

  46. Megan
    09.junho.2017

    Oi, sou da Filadélfia, Pensilvânia, EUA. Você sabe onde e se o carrinho de roupa de retirada ainda está disponível para compra?

  47. Jandira
    15.setembro.2017

    Amei tudo que você postou como estou quase mudando de casa para apartamento me ajudou muito. Adorei!
    Parabéns

  48. JULIO CESAR LELIS ALVES
    09.janeiro.2018

    Oi, gostaria de saber onde encontro a tulha quadrada deslizante que você mostra no comorandomeuape.com.br obrigado

  49. 11.abril.2018

    Bruna você está certíssima! Essa mania horrorosa das construtoras economizarem espaço e fazerem lavanderias cada vez menores, sem espaço para passar as roupas, estender para secar, para por roupas sujas, causa um transtorno para qualquer morador! Eu pretendo reformar a minha, como tenho um banheiro de serviço, espero aumentá la. Adorei suas dicas e vou comprar aquele varal unitário, achei ótimo. Uma graça ficou sua lavanderia! Só uma dica meninas, cuidado com alvejantes tipo Vanish se eles entram em contato com o granito mancham e estragam a pedra.

  50. 04.julho.2018

    por favor informar como deve fazer para embutir o tange de inox de lavar roupas, se por cima ( deixando a borda para cima ou por baixo

  51. RODRIGO S PEREIRA
    12.fevereiro.2019

    Será que é possível fazer uma bancada de MDF e colocar um tanque de embutir ? Um igual aquele de inox acetinado da foto.
    Vejo todos usando pedra pra fazer essas bancadas. Mas a pedra encarece o projeto.

  52. ITAMARE DA ROSA LEITE
    31.março.2019

    Muito boas dicas!! Ainda não fiz minha lavanderia e estou penando com a bagunça que se instala a cada final de tarde!!!😂 …mas aqui pude perceber q a minha lavanderia deve ser uma das menores do planeta😂

  53. DEBORAH
    07.agosto.2019

    Alguma ideia para uma lavanderia “frankenstein”? A minha tem 1,00 metro de largura por 3,50m de comprimento, quase morro!!! é um corredor super estreito, não consigo colocar armário, as prateleiras abertas deixam a bagunça a mostra… e a máquina de lavar fica lá no fundo do corredor, e o tanque bem na frente dela… não dá pra movimentar direito… alguém me sugere alguma coisa? Pelo amor rsrsrsrs