27  02
2013
apartamento | Apartamento na planta | caixa econômica federal | chaves | entrega das chaves | financiamento

Últimas notícias do APê!

Oi gente!
Primeiro quero agradecer todo o carinho que recebi nas redes sociais nestes dias em que estive ausente por motivos de saúde. Pra quem não acompanha o facebook, twitter e instagram e não ficou sabendo, eu tive uma crise muito forte de enxaqueca que começou na quinta-feira passada, fui parar até no pronto-socorro. Mas graças a Deus e a todas as energias positivas que recebi de vocês, agora posso voltar à ativa! ÊêÊê!!!

Vai ver um dos motivos de ter acontecido isso, foi devido a notícia que recebi esses dias.
A construtora enviou uma carta dizendo que não vão entregar o meu apartamento agora em março como haviam prometido. Eles vão usar a carência dos 6 meses que está no contrato, segundo eles, houve greve de funcionários, chuvas e outros fatores que levaram a atrasar a obra, mas que vão tentar entregar antes destes 6 meses (isso eu quero só ver!).

Só que o mais engraçado, foi depois de uma semana do recebimento desta carta, chegar o boleto de pagamento das chaves! Vcs acreditam nisso?!

Então eu queria pedir a ajuda de quem já passou por algum episódio semelhante a este. Isso está dentro da lei? Pois pesquisei na internet e não encontrei muita coisa que esclarecesse esta dúvida.

E o meu medo é chegar em março e eles quererem cobrar o condomínio, assim como fizeram com o pessoal da torre 1, lembram que contei todos aqueles problemas naquele post do atraso na entrega das chaves? Cobrar condomínio sem entregar as chaves é totalmente ilegal, isso eu já estou por dentro faz tempo, então se vierem com essa história, serei obrigada a procurar os meus direitos!

Ah, essas são as fotos da minha torre que a construtora disponibilizou no site deles este mês:

Na segunda foto já dá pra ver como vai ficar o meu living ampliado (sem as paredes do 3º quarto). Mas ainda está faltando muitos acabamentos e como o prédio tem mais de 20 andares, então fico imaginando que falta muita coisa a ser feita ainda. Óh céus e eu que achei que este ano ainda estaria morando lá :(

Ahh, outra coisa que descobri: a CEF (Caixa) só libera o resgate do FGTS se o apartamento já tiver a matrícula (habite-se), até aí tudo bem, já imaginava isso mesmo.
Mas agora vem a bomba, quem não tinha previsto isso e estava contando com o FGTS para pagar as chaves agora em março, pode esquecer, pois o habite-se sairá somente no final da obra!

Então é isso aí, todo mundo pagando as chaves e não recebendo o apê, aêêê “daora” a vida ein! #sóquenão

Bjs

54 comentários
Deixe um comentário pra mim!
  1. 27.fevereiro.2013

    Bru, acho que você tem que correr atrás dos seus direitos.

    Entre em contato com a construtora e procure saber se vocês realmente têm que pagar agora esse valor que estão cobrando! Porque é um absurdo você pagar as chaves sendo que ainda não as tem.

    A minha construtora também está em um impasse,a casa e o condomínio já estão prontinhos, mas não sabe se a entrega será agora em março ou em maio, já ouvi dizer até em setembro…se a entrega ficar para setembro eu vou ficar doidinha, porque será o mês do meu casamento! Vamos ver e torcer para que tudo dê certo pra gente!

    Bjs

  2. 27.fevereiro.2013

    Oi! Achei seu blog pesquisando sobre coisas pro apê, decoração, etc.
    Adorei!

    Rapaz, complicado isso de atraso. Pior que ultimamente todas as construtoras terminam usando desses 6 meses de prazo limite… Não sei se o meu vai atrasar também, porque não é tão grande o prédio, só tem 7 andares. Mas estamos contando com o atraso e por isso colocamos o casamento pra depois dos 6 meses =/

    Beijão grande!

    • 27.fevereiro.2013

      Oi Ju, que bom que achou o meu blog, seja bem-vinda!
      Hj em dia tá super difícil uma construtora que entrega no prazo né, ainda não achei ninguém elogiando alguma!
      Bjs

    • Juliana
      08.janeiro.2015

      Oi Bruna, estou com uma mega duvida: Achei um ap super legal na planta, o valor é 160 mil. De acordo com a corretora, eu pagaria 6000 de entrada, 15 parcelas de 1000, uma anual de 4000 e as chaves de 4000 e depois financiaria o resto. Até aí, está super dentro do meu orçamento, mas o meu medo é de ter surpresas pelo caminho.
      Já li no seu blog que muita gente acha que não vale a pena comprar na planta e que no final, na hora do financiamento acaba ficando mais caro.
      Então se for assim eu não vou financiar os 120 e poucos mil que eles me falaram? E o INCC? Não é só aquele valor que é cobrado nas parcelas?
      Por favor me ajuda, fiquei de levar minha mãe domingo para conhecer meu futuro ap e estou mega em duvida.

      • 08.janeiro.2015

        Ju, fica atenta pq o INCC não é só sobre as parcelas, é sobre tudo (anual, chaves e inclusive o saldo devedor final)… por isso que o valor sobe bastante na hora de financiar!

        • Cássia
          28.agosto.2015

          Bruna conheci teu email também procurando informações sobre o INCC.
          Adorei, você é muito fofa. Também estou comprando um apt. e recebo no próximo mês, na planta. Tenho várias histórias que depois retorno para contar direitinho. Como dizem os meus amigos paraibanos: são muitas resenhas, rsrsr.
          Esclareça-me o que são as chaves? É o valor total, não está incluso no valor do imóvel, ou é por fora??

          Abração e muito obrigadaa!!!

  3. 27.fevereiro.2013

    Olá, Bruna! Gosto muito do seu blog! É a primeira vez que participo aqui, mas já o acompanho há uns 2 meses.
    Bom, meu apê estava com previsão de entrega para fev/2013, mas em meados de 2011 recebemos uma carta informando que ele só seria entregue em nov/2013. No entanto, por causa do atraso, a própria construtora alterou nossos extratos e adiou a parcela das chaves para fev/2014, contando os 3 meses máximos, após o habite-se, para sair o financiamento bancário. Desse modo, os boletos de pagto pararam de chegar esse ano e só vou ter que pagar à construtora novamente no início do ano que vem. Acho que esse é o procedimento correto, portanto, sugiro que você recorra a um juizado especial cível (“pequenas causas”) e entre com uma ação para anular essa cobrança – geralmente não é necessário advogado. Mas não fique muito nervosa porque, acredite, isso acontece com a maioria dos que compram imóvel na planta. Espero que tenha ajudado! Boa sorte! Beijos.

    • 27.fevereiro.2013

      Que legal Paula que vc resolveu participar aqui dos comentários, adorei!
      Vou averiguar isso, pois não acho justo pagar uma coisa que vc ainda não tem né?
      Bjs obrigada por tudo!

  4. 27.fevereiro.2013

    Olaaa Brunihha fico feliz que já estaja melhor!! Olha vou te contar o que o advogado que esta com os processos do pessoal da 1ª fase do meu condominio disse numa reunião com o s moradores: independente de pegar ou não as chaves tem que pagar, pq se vc não pagar vai acarretar da construtora negativar o seu nome como aconteceu com uns moradores, pois a mesma pode alegar quebra de contrato mesmo que ela não tenha cumprido com a parte dela (que aqui no RJ por lei ela tem + 180 dias de carência após a data estipulada em contrato). E qdo vc for entrar na justiça o juiz (como eu mesma digo que cabeça de juiz é terra de ninguém)vai verificar que vc cumpriu com todos os seus deveres e penalizar a construtora. Foi o que aconteceu com um morador de um outro condomínio para qual ele advoga e teve ganho de causa. Espero ter ajudado!! Bjux

    • 27.fevereiro.2013

      Hummm, isso tem total fundamento ein Amanda. Verdade mesmo, melhor fazer tudo certinho assim temos como reclamar depois!
      Obrigada pela ajuda!
      Bjus

  5. 27.fevereiro.2013

    ÉÉÉ Bruna, infelizmente essa novela acontece com todas as pessoas que compram apê na planta… O meu caso foi parecido com o seu, estava prevista a entrega para Janeiro/12 e só foi entregue em Dezembro/12!!! Usaram os 6 meses e depois mais 6… Nesse caso eles me pagaram uma multa de 1% do valor do imóvel por mês de atraso… foi o máximo que consegui!
    Ma não esquente a cabeça não, se não vc vai enlouquecer… lidar com construtora é só problema mesmo! mas depois vc se livra de um peso das costas e é só alegria!

    Bjks e boa sorte!

    http://cordecoracao.blogspot.com.br/

    • 27.fevereiro.2013

      Oi Ca!
      É eu to vendo mesmo que todos estão me dizendo as mesmas histórias, parece novela mesmo… até agora não vi uma pessoa elogiando uma construtora dizendo que entregaram no prazo e tudo certinho…
      Vou tentar não esquentar, mas é tão dificil rs
      Bjs

  6. 27.fevereiro.2013

    Nossa, puta coisa chata isso heim, não posso te ajudar mas desejo sorte :) Beijos

    • 27.fevereiro.2013

      Oi Mari, obrigada por me desejar sorte, já ajuda bastante, toda energia boa ajuda! ;)
      Bjãoooo

  7. 27.fevereiro.2013

    Nossa Bruna, que coisa chata!!!!

    Também estou comprando um apê na planta, achei seu blog logo depois de comprar quando estava pesquisando sobre o assunto. E te confesso que se tivesse visto antes talvez nem tivesse comprado! Apartamento na planta da muita dor de cabeça né? aff
    Mas de qualquer forma estamos bem felizes com a aquisição, e estamos contando com o atraso da nossa obra, compramos na ultima fase e a primeira já era para ter sido entregue em dezembro e até agora não foi entregue, então nós já presumimos que não receberemos na data prevista. O bom é que dará tempo de a gente guardar mais uma graninha para a decoração.

    Percebi que o negócio é tentar não esquentar muito a cabeça!!!

    BOA SORTE!!!!

    Adoro seu blog.

    • 27.fevereiro.2013

      Oi Joice, era melhor ter comprado um pronto rsrs, mas agora o jeito é esperar a boa vontade deles!
      Obrigada por tudo lindona!
      Bjs

  8. 27.fevereiro.2013

    Oi Bruna….eu comecei pelo inverso, pois quando comprei o Apê já estavam entregando as chaves…hoje já existe morador e até agora eu não peguei a chave…e desde outubro, quando foi liberado o contrato de cessão, que estou pagando condomínio e desde janeiro que pago o financiamento e ainda tenho a previsão de pegar as chaves só em março….ta bem complicado. então hoje não sei se isso é certo ou não.

    Então boa sorte.

    • 27.fevereiro.2013

      É complicado né Adriana!
      Vou tentar averiguar isso e se tiver novidades conto por aqui!
      Bjs

  9. 27.fevereiro.2013

    Sacanagem em Bruna, mas tenha fé que vai dar tudo certo, procure seus direitos pode ter certeza que deve ter alguma lei para isso.

    Força Bru, vai dar tudo certo e esse ano vocÊ vai estar no seu Apê ~.^

    Bjoss

    • 27.fevereiro.2013

      Pois é Tania. Vou procurar sim, pois deve haver alguma informação concreta sobre isso, achei muito injusto, mas já me falaram que pode ser que eles possam fazer isso pois no contrato tinha uma data para o ultimo pagamento das chaves. Bom vamos ver!
      Obrigada pela torcida aí!!!
      bjs

  10. 27.fevereiro.2013

    Ai Bru… eu ja desencanei. Eu tb tive problemas de saude com a pressão e um dos fatores foi o apartamento tbm, mas eu desisti de ficar nervosa com isso, hora que sair saiu, eu não posso fazer nada!! Ate remedio tive que tomar uns meses ai…
    Esquece um pouco isso, sei q é dificil, mas é bom focar em outra coisa por enquanto senao ficamos loooucas!! kkkkkkkkkk. O meu tbm, era pra ter entregue em dezembro, não aconteceu. Agora passaram para Maio, oq eu já to achando inviavel tbm, ja que falta alguns acabamentos. E depois tb tem toda parte burocratica (habite-se, fgt, financiamento..) ja estou quase certa q estarei la dentro la pro fim do ano, ó la ainda.

    Boa sorte pra vc e mantenha calma, rss.
    Bjinhos

    • 27.fevereiro.2013

      Oi Mari!
      Ai menina, vou fazer como vc então tentar desencanar, mas está tão dificil! rsrs
      Bjãooo

  11. 27.fevereiro.2013

    Oii Bruuu, Seja forte que o que Deus prepara ninguem desfaz!
    Beijos, Gostei do Blog.

    http://myglossemoda.blogspot.com.br/

  12. Anonymous
    27.fevereiro.2013

    Oi Bruna, não saberia te responder qt as chaves!!! :(
    Mas acho que vc deveria consultar algum advogado para te oferecer respostas corretas.
    Eu tenho uma amiga que é, e falo td com ela.Vou me informar e te falo!
    bjsss
    Mari

    • 27.fevereiro.2013

      Se vc conseguir algo concreto me avisa Mari!
      Eu não conheço nenhum, estou tentando localizar essa informação!
      Bjs

  13. 27.fevereiro.2013

    Oi Bruna q bom q está melhor ninguém merece ter enxaqueca… comigo aconteceu a mesma coisa porem só foi 3 meses. Também tive q pagar as chaves neste período foi um Deus nos acuda… acho q está dentro da lei senão não fariam isso. É ruim porquê ficamos muito ansiosas.
    No fim dara tudo certo! Esses meses vão passar rápido. Aproveite para fazer comprinhas pro apartamento.
    Beijos, fica com Deus

    • 27.fevereiro.2013

      Oi Flavinha, nem me fale em ansiedade, eu já estava achando que em breve me mudava! rsrs
      Agora é manter a calma mesmo e esperar…
      Bjãooo lindona!

  14. 27.fevereiro.2013

    Nossa, isso desanima agnt neh!!!!
    o meu ap está com a data de enterga prevista pra julho deste ano, os outros predios que já foram entregues estavam na data correta, tomara q o meu tbm nao atrase…

    Tomara que dê tudo certo pra vc!!!
    BEIJAOO

    • 27.fevereiro.2013

      Ah então acho que vc vai ser uma grande sortuda menina! Ufa pelo menos uma! Vamos torcer heheheh
      Obrigada por tudo!
      Bjs

  15. Simone da Costa Cardoso
    27.fevereiro.2013

    No meu caso esta sendo diferente, eu financei um valor com a caixa e o restante estou pagando para a construtora todo mês, sem ficar dando lances. A previsão de entrega esta para setembro de 2014 e a minha dívida com a contrutora termina em julho de 2014.

    • 27.fevereiro.2013

      Legal Si… esses sistema que eles usaram parece bom! Vou torcer para entregarem o seu na data certa! ;)

  16. Anonymous
    27.fevereiro.2013

    Oi Bruna, fica doente não viu rs, melhoras pra vc.
    Acho que é dessa forma mesmo, independente da entrega, a parcela de chaves deve ser paga, pois apesar de chamarem de parcela de chaves, na verdade é uma parcela única como qualquer outra intermediaria, até onde eu sei, não é possível utilizar o FGTS para pagar as chaves ou parcela única (independente da conclusão da obra), mas como nesse mundo tudo é muito confuso não tenho certeza.
    Bruna boa sorte viu, que seu ap. fique pronto o quanto antes, queremos postagens da sua obra logo rs. Beijos Ana

    • 27.fevereiro.2013

      Oi Ana!
      Estou na torcida tbm, não vejo a hora de começar a postar tudo sobre a reforma e a decoração pra vcs!
      Bjs

  17. 27.fevereiro.2013

    Olá Bruna,
    Nossa muito complicada essa situação heim…
    Eu também vou ficar de olho nas respostas aqui para ver se alguém sabe esclarecer os nossos direitos.
    Outra coisa que você me alertou neste post é sobre a CEF só liberar o FGTS depois do Habite-se, porque é justamente com o dinheiro do FGTS que pretendo pagar as chaves do apê e o valor não é pouco não, então se a entrega atrasar já era porque nunca que eu vou ter todo esse dinheiro de imediato… Ai que medo!!! :/
    Pior que ninguém fala essas coisas para gente na hora da compra né?!

    Continue postando, tem esclarecido muitas dúvidas!
    Boa sorte!!!

    • 27.fevereiro.2013

      Pois é Erica… muito complicado!
      Na hr da compra são tudo flores hahahahah temos que ficar espertas, mas é assim mesmo, marinheira de primeira viagem é assim! Vivendo e aprendendo!
      Bjsss

    • 27.fevereiro.2013

      Oii Bruna,
      Eu tambem tenho reclamações da construtora, mas no meu caso não é apê, é um sobrado… Até que entregaram na data, mas começaram a aparecer rachaduras por tudo que é lado, tem coisas ainda para terminar e ninguém da jeito de vir arrumar…
      Boa sorte :)

    • 27.fevereiro.2013

      Ai que chato isso Bru… nunca é perfeito né…
      Mas boa sorte aí, tomara que resolvam!
      bjs

  18. 27.fevereiro.2013

    Oi Bruna, que bom que está melhor!
    Que situação! Na verdade acho que todo mundo acaba passando por essa “demora” quando se compra na planta, mas se tem um prazo em contato, fazer o quê, né?
    Mas sinceramente eu não sei o que é esse pagamento das chaves, confesso que nunca ouvi falar. Isso não aconteceu comigo não. Estava previsto para novembro, o habite-se só saiu em fevereiro. E no final das contas eu só consegui me mudar em maio, que foi quando a gente ficou de férias para ajeitar tudo. Mas foi só a partir daí, do habite-se que sai o financiamento, não sai antes não, tem que estar tudo certo, se não depois como a gente vai reclamar? Mas até que o itaú foi rápido, já o povo que fez pela caixa, demorou um pouco mais. Mas aqui o povo teve bom senso, a gente só começou a pagar o condomínio um mês depois, como a pessoa vai pagar sem estar usufruindo? isso é má fé!

    • 27.fevereiro.2013

      Nossa que bom mesmo Re, eu não aguentava mais! rs
      Então pagamento das chaves é a parcela final que vc paga para a construtora para receber o seu apartamento, aí o restante da dívida você tem que saldar não importa como, pode ser a vista ou através de financiamento com algum banco. Vou atrás de saber se realmente precisa pagar mesmo que eles avisaram que a obra irá atrasar, mas pelo que ando lendo por aí, parece que tem que pagar sim… é fogo né… agora condomínio sem estar lá morando não vou pagar não! Quero nem saber! hahahahah
      Bjus

  19. 27.fevereiro.2013

    Vamos lá que nisso eu posso ajudar já que o meu atrasou… essa parcela das chaves está com que descrição no seu contrato? A minha estava com o nome “parcela única” e era vinculada à data de 10/10/13 ou seja… não era bem uma parcela “das chaves” então tive que pagar em outubro mesmo…
    Sobre o condomínio eles só podem cobrar após o condomínio ser estabelecido… o que não é o caso já que a obra não foi finalizada…
    Por fim… e isso é uma coisa que preciso correr atrás… atraso é passível de indenização… mas pra isso tem que processar a construtora/incorporadora. Os advogados costumam cobrar 2 a 3 salários mínimos para fazer os trâmites e ficam com uns 30% do que render de indenização.
    Acho que é isso… se quiser saber mais algum detalhe me avisa… meu email tá la no blog :-)
    Beijinhos…

  20. Anonymous
    28.fevereiro.2013

    Oi novamente, para as meninas que estão com dúvidas se é possível ou não utilizar o FGTS para pagamento das chaves, achei esta matéria na revista EXAME, espero ajudar.

    http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/dicas-de-especialista-para-seu-dinheiro/noticias/posso-usar-o-fgts-para-pagar-a-parcela-das-chaves

    Beijos
    Ana

  21. 28.fevereiro.2013

    ai Bruna nem me fala, hj lento teu Blog lembrei que as primeiras 10 casas do meu condominio seriam entregues final de fevereiro inicio de março, então acabei de ligar para a imobiliaria e eles me passaram que ira atrasar dois meses que de março passará a ser entregue no máximo em Junho, como a minha casa que está para o segundo lote de 10 casa que estava programado para Abril entregarão lá por Julho… Assim espero… mas estou na torcida por vc espero que não usem todos esses 6 meses…. pois eu si o tamanho da aflição de ter o ap de uma vez… O bom é do meu caso que não comprei na planta… vou comprar ele pronto, pois é assim que eles fazem aki… só dei um sinal pois queria reservar a minha casa pois pela a localização, mas que depois eles me devolvem esse valor e utilizam o FGTS…

    Bjim amiga e boa sorte… depois vem contar mais para agente,,,

  22. 28.fevereiro.2013

    bah mas ao mesmo tempo fique tão chateada por vc, imagino como vc deve estar, pois quando vi no face essa fotinho já logo pensei “que legal entregaram o ap da bruna, agora sim q os posts vão ficar ainda mais tri”…

    mas o jeito é não esquentar a cabeça, e pensar como eu… mais tempo vou ter para comprar tudinho que eu quero e entrar com tudo zeradinho…

  23. 01.março.2013

    Oi Bruna,

    Lendo seu blog vejo que infelizmente os problemas que vc está passando com seu imóvel são bem familiares para mim. Assinei um contrato de promessa de compra e venda prometendo entrega do meu apartamento para FEV/2012. A construtora atrasou e só finalizou todas as obras em JUN/2012 quando finalmente nos convocaram para uma reunião de instalação de condomínio. Detalhe: ainda nem tínhamos recebido as chaves! A justificativa que eles nos passaram foi que o imóvel, após finalização das obras, ainda precisava receber o HABITE-SE da prefeitura devidamente averbado em cartório etc para que eu pudesse finalizar o meu financiamento com meu banco (o banco exige essa documentação) e finalmente quitar o meu saldo devedor. Resumo da ópera: Assinei meu financiamento com o banco dia 29/08/2012 e peguei finalmente as minhas chaves no dia 03/09/2012! Aí vem reformas, compra de móveis, etc…. me mudei somente em DEZ/2012 depois de uma obra simples para trocar os revestimentos. O condomínio começou a ser cobrado em agosto…antes do recebimento das chaves.

  24. Anonymous
    08.março.2013

    Oi Bruna, comigo também aconteceu o mesmo.
    Estou tendo que desembolsar uma quantia grande que nem tenho fazendo emprestimos, mas o que acontece é p seguinte: Quando compramos o corretor fala de parcela apenas na entrega das chaves e isso não é estipulado em contrato. Eles apenas colocam a data lá da previsão que a obra será entregue e nós na empolgação da compra nem nos atentamos à isto. Eu como engenheira civil posso assegurar que obra sempre atrasa! E não é só por causa de chuva não, pois a chuva é prevista no planejamento. O que acontece é o seguinte as construtoras tem visado tanto o lucro que não querem pagar mais pela mão de obra, com isso eles pegam qualquer empresa que cobre barato para fazer a execução dos serviços e aí vem atraso, não cumprem prazos e por aí vai. Infelizmente quanto ao pagamento da parcela acho que nada pode ser feito, mas no mais procure seus diretos como estou fazendo. E me desculpa a pergunta mas qual construtora??? Julia

  25. 02.abril.2013

    Olá Bruna e demais em dúvida. Meu caso é identico, rs
    A conclusão que cheguei foi que essa parcela das “chaves” é na verdade a última parcela da entrada, eles só colocam esse nome, mas uma coisa não esta ligada a outra.
    Comecei a ver o lado bom disso, vou ficar 6 meses sem pagar financiamento, parcela, e assim vou conseguir ter uma folga financeira =)

  26. 02.junho.2013

    Bruna, essa questão depende de como está redigido o contrato. No nosso caso, eles colocaram como parcela única, o que legalmente, desvincula a parcela das chaves!
    Espertos na hora de elaborar contratos e tapados na hora de cumprir as obrigações!

  27. Anonymous
    07.junho.2013

    Oi Bru, me tira uma dúvida. Vou antecipar as chaves do meu apê por um 1 ano e meio.Decidimos pq já aumentou demais nesse período de obras.Vc pagou muita dinheiro nas chaves de juros?
    Bjs
    Mari Hique

  28. 26.julho.2013

    Boa noite Bruna,
    Algumas construtora cobram o condomínio mesmo sem as chaves, apos a tal assembleia, que é totalmente ilegal, mais no fundo elas gostam mesmo é de ganhar processos. Eu não paguei as chaves, já pago o condomínio, mais estou deixando de compras minhas coisas para processar-los pela cobrança da corretagem, condomínio e atraso na obra. Já fiz o financiamento e enquanto não tiver a escritura do cartório em meu nome não posso pegar as chaves.

  29. Amanda P.
    28.agosto.2013

    Oi Bruna…

    Talvez já saiba disso, mas às vezes o caminho mais curto é ir direto no PROCON, o bom é que o serviço também esta disponível na internet:

    http://sistemas.procon.sp.gov.br/procon/atendimento.asp

    Lá já tem um filtro que trata exatamente sobre Habitação. :)

    beijos e boa sorte :))

  30. Thais
    09.julho.2015

    Oii Bruna, acompanho seu blog desde sempre mas agora eu estou comprando meu apartamento na planta! tenho uma dúvida, vou assinar o contrato na semana que vem.

    Se eu comprar, pagar a entrada, anuais, etc etc etc mas na hora da entrega da chave (que é quando vamos financiar o saldo) eu não ter renda suficiente para financiar o que acontece? esse saldo a ser financiado tem “entrada” ou essa que estarei dando ao longo do tempo de construção ja é a unica entrada?

    Obrigada <3